MENU

BUSCA

Venezuela relata apagão em todos os estados

Ministro da Comunicação atribuiu o problema a uma sabotagem contra o sistema nacional elétrico

Agence France-Presse (AFP)

Um apagão foi registrado na madrugada desta sexta-feira (30.08) na Venezuela, incluindo a capital Caracas, informou o ministro da Comunicação, Freddy Ñáñez, que atribuiu o problema a uma "sabotagem". "Estamos informando que aproximadamente às 4 e 40 da madrugada (5h40 de Brasília) de sexta-feira, 30 de agosto, aconteceu na Venezuela uma sabotagem elétrica, uma sabotagem contra o sistema nacional elétrico, que afetou quase todo o território nacional. 


Os 24 estados estão reportando falta total ou parcial de fornecimento de energia elétrica", afirmou o ministro ao canal estatal VTV. Os apagões têm sido frequentes na Venezuela há uma década. O pior deles ocorreu em março de 2019 e durou vários dias, deixando o país no escuro.

VEJA MAIS

 

Chefe do órgão eleitoral da Venezuela denuncia irregularidades na eleição de Maduro
Juan Carlos Delpino justificou não ter divulgado as atas eleitorais por conta de um ataque hacker

EUA e União Europeia rejeitam decisão que valida reeleição de Maduro na Venezuela
Outros 10 países latino-americanos também rejeitaram a validação da reeleição de Maduro

Regiões do oeste do país, como Táchira e Zulia, que já foram a capital do petróleo, sofrem cortes diários de energia. 

O governo do presidente Nicolás Maduro normalmente atribui estas falhas a conspirações orquestradas pelos Estados Unidos e pela oposição para derrubá-lo. Embora líderes e especialistas da oposição, contrariando a tese da sabotagem, responsabilizem o governo pela falta de investimento, incompetência e corrupção. 

"É uma nova sabotagem elétrica", insistiu o ministro. "Vivemos isso em 2019, sabemos o que nos custou em 2019, sabemos o que nos custou recuperar o sistema elétrico nacional desde então e hoje estamos enfrentando isso com os protocolos".

Mundo