MENU

BUSCA

Usina de Chernobyl pode ser capturada por tropas russas; ucranianos lutam para impedir invasão

“Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”, declara o presidente Volodymyr Zelensky

Maiza Santos

O mundo todo está em alerta após o ataque feito pela Rússia à Ucrânia, nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24). E um dos maiores temores, neste momento, é que a antiga usina nuclear de Chernobyl seja capturada pelas tropas russas. Militares das forças ucranianas lutam para defender uma área perto da usina, que está sendo invadida.

VEJA MAIS

Guerra na Ucrânia: Putin autoriza e Rússia inicia ataque a bombas durante a madrugada; vídeo
Explosões aconteceram no leste da Ucrânia, especialmente em Kiev, segundo informações das agências russas de informação RIA e Interfax

Aeroportos em chamas: assista a imagens do ataque da Rússia à Ucrânia
Os aeroportos e bases aéreas ucranianas têm sido alguns dos principais alvos da Rússia nessas primeiras horas de ataque.

Governo do Ucrânia distribui armas aos cidadãos, em meio à guerra com a Rússia
Presidente Volodymyr Zelensky pediu para que as pessoas que se consideram aptas a 'defender a Ucrânia' procurem os centros do exército nas cidades

De acordo com o presidente Volodymyr Zelensky, vários soldados da Ucrânia já perderam a vida no combate para proteger a usina nuclear de Chernobyl. Ainda segundo ele, está seria uma declaração de guerra contra toda a Europa. 

“As forças de ocupação russas estão tentando tomar Chernobyl (Central Nuclear). Nossos defensores estão sacrificando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, tuitou Zelensky.

Para o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, este ataque russo poderia “causar outro desastre ecológico”.

“Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl. Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”, alertou.

VEJA MAIS

Embaixada do Brasil na Ucrânia permanece aberta e pede que brasileiros mantenham contato diário
Guerra com a Rússia: Os brasileiros residentes no leste ucraniano foram orientados a deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança permitirem

Perfil oficial da Ucrânia publica caricatura de Hitler fazendo carinho em Putin: ‘não é um meme’
A comparação entre o líder nazista e o presidente da Rússia foi frequente nos protestos ucranianos antes da invasão; ‘nossa e a sua realidade agora’, diz a publicação ucraniana

Milhares de pessoas fogem da Ucrânia; ataque russo também provoca corrida por comida e combustível
Pessoas estão lotando trens, supermercados e estradas. Já faltam combustíveis em vários postos

Outras partes da região de Kherson, no sul da Ucrânia, já estariam sob o controle das tropas russas, que ataca por terra, mar e ar.

O prefeito da capital, Kiev, disse que quatro estações de metrô serão usadas como abrigos antiaéreos. Outra liderança ucraniana, da região separatista de Donetsk, disse que as forças russas atingiram um hospital local, matando quatro pessoas.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)

Mundo