MENU

BUSCA

União Europeia triplicará ajuda humanitária a Gaza; valor repassado chegará a 75 milhões de euros

O conflito entre Israel e Hamas entrou no oitavo dia. Mais de 2.200 palestinos, a maioria civis e incluindo 724 crianças, morreram e cerca de 1.300 edifícios na Faixa de Gaza foram atingidos por bombardeios. Já faltam água, alimentos e medicamentos em algumas áreas de Gaza

AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste sábado (14) que triplicará a ajuda humanitária da União Europeia à população da Faixa de Gaza. O valor repassado chegará a 75 milhões de euros. 

"A Comissão aumentará imediatamente em 50 milhões de euros a dotação atual de ajuda humanitária prevista para Gaza. Isto elevará o total para mais de 75 milhões de euros [cerca de R$ 400 milhões de reais]", afirmou Von der Leyen, após falar com o secretário-geral da ONU, António Guterres. 

O conflito entrou no oitavo dia e mais de 2.200 palestinos, a maioria civis e incluindo 724 crianças, morreram. Mais de 1.300 edifícios na Faixa de Gaza foram completamente destruídos, informou o Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).  Já faltam água, alimentos e medicamentos em algumas áreas de Gaza.

"Continuaremos a cooperar estreitamente com as Nações Unidas e suas agências para garantir que essa ajuda chegue àqueles que dela necessitam na Faixa de Gaza", disse ela, em um comunicado divulgado depois de sua visita a Israel. 

VEJA MAIS 

Guerra entre Israel e Hamas: tudo o que se sabe sobre o conflito ao vivo
Acompanhe os detalhes sobre os casos dos paraenses em Israel durante a guerra e veja imagens do conflito

Guerra: jornalista que cobria confronto morre no Líbano; momento foi registrado ao vivo
No vídeo, após a explosão, uma mulher grita: "O que está acontecendo? Não consigo sentir minhas pernas"

Israel prepara ataques por ar, mar e terra contra a Faixa de Gaza
Autoridades da Palestina denunciam que mísseis israelenses teriam matado civis que deixavam a região do conflito

 "A Comissão apoia o direito de Israel de se defender contra os terroristas do Hamas, respeitando plenamente o direito internacional humanitário. Estamos trabalhando arduamente para garantir que os civis inocentes em Gaza recebam apoio nesse contexto", acrescentou. 

O comissário europeu para a Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic, ressaltou, por sua vez, que é essencial garantir acesso seguro e sem restrições à ajuda humanitária.

 

Mundo