MENU

BUSCA

Ucrânia apoia "totalmente" iniciativa de Trump de reduzir os preços do petróleo

Donald Trump afirmou que planeja pedir à Arábia Saudita e à Opep que reduzam o custo do petróleo

AFP

A Ucrânia afirmou nesta quinta-feira (23) que apoiava "totalmente" Donald Trump em sua iniciativa de reduzir o custo do petróleo, após o ex-presidente dos Estados Unidos declarar que a guerra com a Rússia poderia terminar "imediatamente" se os preços do petróleo fossem reduzidos.

O Kremlin financia grande parte da invasão da Ucrânia por meio da venda de petróleo e gás, setores que foram alvo de sanções severas das potências ocidentais, incluindo um teto no preço do petróleo russo.

VEJA MAIS

Trump diz que China pode ajudar EUA no fim da guerra entre Rússia e Ucrânia
Trump afirmou que o presidente da China, Xi Jinping, ligou para ele e que o conflito foi um dos temas abordados na ligação

Trump ameaça a Rússia com novas sanções caso não acabe a guerra 'ridícula' na Ucrânia
'Pare com esta guerra', afirma o presidente dos EUA

"Apoiamos totalmente o presidente dos Estados Unidos em seu esforço para reduzir os preços do petróleo", declarou o chefe da Presidência ucraniana, Andriy Yermak, na rede social X.

"Uma limitação rigorosa dos preços e uma redução adicional no preço do barril de petróleo russo são o caminho para a segurança global", acrescentou.

Em um discurso virtual no Fórum de Davos, Donald Trump afirmou que planejava pedir à "Arábia Saudita e à Opep que reduzissem o custo do petróleo", referindo-se à Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

"Se o preço fosse mais baixo, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia terminaria imediatamente. Neste momento, o preço é suficientemente alto para que a guerra continue."

Mundo