MENU

BUSCA

Testículo de adolescente é 'sugado' pelo próprio corpo e garoto precisa de cirurgia

O incidente inusitado ocorreu quando o jovem agachou para pegar uma bola e sentiu o órgão se mover para dentro, levando-o a sentir uma dor intensa.

O Liberal

Um adolescente de 16 anos teve que passar por uma cirurgia de emergência após seu testículo esquerdo se deslocar dentro do próprio corpo enquanto ele jogava golfe. O incidente inusitado ocorreu quando o jovem agachou para pegar uma bola e sentiu o órgão se mover para dentro, levando-o a sentir uma dor intensa.

Considerado "extremamente raro" pelos médicos, o caso foi publicado no Urology Case Reports em março de 2023. Após exames de toque que não encontraram o testículo, exames de imagem foram realizados e os médicos conseguiram identificar que o órgão havia subido pelo corpo até o intestino.

VEJA MAIS

Concurso elege maior testículo de cidade
'Meu ovo é um show' premiará vencedor com dinheiro e ovo de Páscoa tamanho grande

Inusitado: idoso é hospitalizado com 'assobio' no testículo; entenda o caso
Além do ruído inusitado, o paciente se queixava de falta de ar e inchaço facial

Testículo de homem explode após tiro de bala de borracha em protesto
Vítima de 29 anos entrou na justiça pelo dano sofrido

De acordo com os médicos, o corpo masculino possui cavidades para abrigar o testículo, especialmente em situações de frio que poderiam ocasionar a infertilidade masculina. No entanto, no caso do jovem, uma má-formação de nascença (processo vaginal patente) fez com que o órgão se deslocasse muito mais para cima do que deveria.

Apesar de não ser o primeiro caso documentado deste tipo de condição anatômica, os médicos se surpreenderam com o fato de o testículo ter se deslocado durante uma atividade tão cotidiana, quando o mais comum é que isso ocorra durante alongamentos mais intensos.

Com o paciente sedado, o órgão foi puxado de volta ao lugar e a abertura que permitiu a subida do testículo foi estreitada para que o problema não volte a se repetir. Após sete meses de consultas médicas, a equipe assegurou-se de que o jovem estava bem e que não houve prejuízos para a sua capacidade reprodutiva.

"O fenômeno é raro e pode acontecer em jovens passando pela puberdade ou antes dessa fase da vida, mas pode ser reparado prontamente", afirmaram os médicos, no relato de caso.

Mundo