MENU

BUSCA

Tanques militares de Israel saem de Gaza após início da trégua com Hamas para libertação de reféns

Expectativa é de que primeiro grupo de reféns - 13 pessoas, entre mulheres e crianças - comecem a ser liberados ainda nesta sexta-feira

O Liberal

Começou na manhã desta sexta-feira (24) a trégua nos combates entre Israel e o Hamas, como parte do acordo para libertação dos reféns mantidos sob poder do grupo terrorista. Tanques militares e veículos blindados israelenses foram vistos deixando a Faixa de Gaza. Momentos antes do cessar-fogo, porém, foram reportadas explosões no território palestino. 

VEJA MAIS

Trégua em Gaza foi adiada por detalhes de 'última hora' sobre reféns do Hamas que serão liberados
Israel x Hamas: Condições envolvendo a entrega dos reféns também estão sendo discutidas

Israel recebe primeira lista de reféns que serão soltos pelo grupo terrorista Hamas
Segundo Catar, que participa das negociações, a lista conta com 13 reféns, entre mulheres e crianças

A expectativa é de que os primeiros reféns - 13 pessoas, entre mulheres e crianças - comecem a ser liberados ainda nesta sexta-feira. O acordo firmado com intermédio do Catar, prevê a libertação de até 50 pessoas capturadas pelo Hamas nos ataques de 7 de setembro. Em troca, Israel vai libertar 150 presos palestinos e suspender os combates por quatro dias. 

Diretor do maior hospital de Gaza é detido pelo Exército de Israel
Autoridades israelenses afirmam que ele usava o hospital Al-Shifa como sede do grupo terrorista Hamas e que o local chegou a ser usado para abrigar reféns

Reféns não serão liberados antes de sexta-feira, afirma Israel
A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho de Segurança Nacional de Israel, nesta quarta-feira (22)

A trégua entrou em vigor às 7h, pelo horário local (2h, no horário de Brasília). De acordo com um porta-voz do governo de Israel, após esse horário, o Hamas lançou um foguete contra o país, violando os termos do acordo, mas nenhum estrago foi reportado.

Antes do início do cessar-fogo, as Forças de Defesa de Israel anunciaram que fizeram uma operação para explodir uma rota de túneis na região do Hospital Al-Shifa, o maior de Gaza.

Mundo