MENU

BUSCA

'Sou um pecador', diz Francisco em autobiografia

O livro reúne por meio de anedotas as mensagens que representam os pilares do pontificado de Francisco, de 88 anos

Agence France-Presse

“Sou um pecador”, confessa o papa Francisco na autobiografia "Hope", publicada nesta terça-feira (15), em que ele relembra sua infância na Argentina, sua escolha no conclave de 2013 e revela uma nostalgia por não poder sair para comer uma pizza.

O livro reúne por meio de anedotas as mensagens que representam os pilares do pontificado de Francisco, de 88 anos: a busca pela paz, o acolhimento de imigrantes e a defesa do meio ambiente.

VEJA MAIS

 

 

 

O papa não acompanha uma partida do seu time de futebol, o argentino San Lorenzo, há 30 anos, mas um membro da Guarda Suíça o mantém informado sobre os resultados, conta o pontífice.

Francisco lamenta o isolamento causado pelo poder. "Sair para comer uma pizza é uma das pequenas coisas de que mais sinto falta (...) tem um sabor bem diferente do de uma pizza entregue em casa."

“Quando eu era cardeal, adorava caminhar pelas ruas e pegar o metrô. Sempre gostei de andar. As ruas falavam comigo, estão cheias de ensinamentos”, destaca o papa no livro, escrito em colaboração com o jornalista italiano Carlo Musso.

Francisco também aborda os desafios do seu pontificado, como a reforma da burocracia do Vaticano e a imposição de regras na área financeira, que geraram "a maior das resistências".

Mundo