MENU

BUSCA

Rússia x Ucrânia: mais de 4 milhões de crianças precisaram deixar suas casas para escapar da guerra

O número representa mais da metade do total de crianças do país, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados nesta quinta-feira, 24. A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura mais de 30 dias.

Byanka Arruda, especial para O Liberal


Mais de 4 milhões de crianças precisaram deixar suas casas na Ucrânia para escapar da guerra contra a Rússia, que já dura mais de 30 dias. O número representa mais da metade do total de crianças do país, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgados nesta quinta-feira, 24.
 
"Um mês de guerra na Ucrânia provocou o deslocamento de 4,3 milhões de crianças, mais da metade da população infantil do país, calculada em 7,5 milhões", informou a Unicef, por meio de comunicado.

Cerca de 1,8 milhão de crianças deixaram a Ucrânia e foram acolhidas por países vizinhos. Outras 2,5 milhões continuam no país, mas em localidades menos afetadas pela guerra. "A guerra provocou um dos maiores e mais rápidos deslocamentos de crianças desde a Segunda Guerra Mundial", destacou a diretora geral do Unicef, Catherine Russell.

"É uma triste realidade que corre o risco de ter consequências duradouras para as próximas gerações. A segurança das crianças, seu bem-estar e o acesso aos serviços essenciais estão ameaçados por uma violência horrível e ininterrupta", concluiu.

Leia também:

Ucrânia: ONU contabiliza 596 civis mortos; 43 são crianças
A maioria das mortes foi provocada pelo uso de armas explosivas, lançamento de mísseis e ataques aéreos

Mais de 3 milhões de refugiados já deixaram a Ucrânia; 103 crianças morreram
A procuradora-geral ucraniana afirmou que os russos matam, pelo menos, cinco crianças a cada dia

Rússia x Ucrânia: 7,5 milhões de crianças estão na mira do conflito
Nações Unidas realizam operações humanitárias na Ucrânia, com foco na saúde do público infantil

Mundo