MENU

BUSCA

Rússia vai terminar ‘primeira fase da operação militar na Ucrânia’; entenda

Ministério de Defesa russo faz anúncio e ofensiva pode ter mudanças

O Liberal

Diante de uma guerra que já se arrasta há mais de mês, o Ministério de Defesa da Rússia anunciou que a primeira fase da operação militar na ofensiva em território ucraniano está quase concluída, e que foco deve ser o leste ucraniano. As informações são da Agência Estado.

A declaração sinaliza que Moscou começa a mudar os rumos estratégicos na invasão da Ucrânia – ou “operação especial”, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chama –, após muitas perdas de soldados e altos oficiais no campo de batalha e muita dificuldade de alcançar os objetivos militares.

A Rússia pode se limitar apenas ao leste da Ucrânia, onde separatistas patrocinados por Moscou lutam por independência desde 2014.

VEJA MAIS

Ucrânia x Rússia: Tanque de guerra russo explode carro de idosos ucranianos; o casal morreu
Imagens foram registradas por câmeras de segurança

Ataque a teatro de Mariupol matou 300 pessoas, diz Ucrânia; moradores estão morrendo de fome
Autoridades ucranianas pediram ajuda urgente e afirmam que civis estão sendo levados à força para a Rússia

A mudança de roteiro foi anunciada pelo chefe do principal departamento operacional do Estado-Maior russo, Sergei Rudskoy. A Rússia, em mais de um mês de guerra, não tomou a capital Kiev, nem a estratégica e portuária Odessa e nenhuma outra grande cidade ucraniana.

Apesar dos fracassos e das baixas em solo ucraniano, Sergei Rudskoy disse que os objetivos foram, “em geral”, alcançados, com a redução do potencial de combate dos ucranianos, “o que permite nos concentrar no nosso principal objetivo, que é a libertação de Donbass”. Foi a primeira vez que a Rússia definiu qual era o principal objetivo da invasão, apesar de que, nas negociações para encerrar o conflito, Moscou tenha sempre colocado como condição a “libertação” da cidade.

Mundo