Rússia expulsa cerca de 60 mil moradores de Kherson, uma das maiores cidades da Ucrânia
Localizada no sul da Ucrânia, a cidade é uma das quatro anexadas ilegalmente pela Rússia após um referendo de separação não reconhecido pela comunidade
Militares russos e ucranianos intensificaram a batalha pelo controle de Kherson uma das maiores cidades da Ucrânia, localizada no sul do país. Nas últimas semanas, com apoio logístico e militar de países do Ocidente, a Ucrânia lançou uma forte ofensiva para recuperar o domínio da cidade, ocupada por tropas da Rússia desde o início da guerra entre os dois países, no dia 24 de fevereiro. Já Moscou, anunciou o início da expulsão de cerca de 60 mil moradores de Kherson. As informações são do G1 Mundo.
A cidade é uma das quatro anexadas ilegalmente pela Rússia após um referendo de separação não reconhecido pela comunidade. O governo russo alega que pretende tirar todos os civis para que suas tropas lutem contra as forças ucranianas, que avançam na retomada da cidade.
VEJA MAIS
Segundo o chefe da administração de ocupação, Vladimir Saldo, informou ao canal estatal Rossiya-24, “está prevista a retirada de entre 50.000 e 60.000 pessoas para a margem esquerda do Dnieper", o rio que estabelece o limite com a cidade de Kherson.
Saldo diz que suas tropas na região tem recursos para manter a cidade de Kherson e que a medida é necessária para "manter a segurança dos civis".