MENU

BUSCA

Rosto de Olena Kurilo se tornou um dos primeiros símbolos da guerra na Ucrânia

Fotografias da professora estamparam as primeiras páginas de jornais de todo o mundo quando a Rússia invadiu a Ucrânia

O Liberal

Nesta sexta-feira (24), a guerra entre Ucrânia e Rússia completa um ano. Várias pessoas afetadas pelo conflito relatam suas experiências, entre elas Olena Kurilo. Fotos da professora ferida no primeiro dia da invasão russa estamparam as primeiras páginas de jornais de todo o mundo e o rosto da mulher acabou se tornando um dos primeiros símbolos da guerra. Desde o episódio, ela arrecadou fundos e recebeu doações e afirma que cada centavo foi para ajudar a Ucrânia.

Agora Olena quer criar uma fundação para ajudar órfãos de guerra e sonha um dia poder voltar para casa.

O prédio de Olena em Chuhuiv, leste da Ucrânia, foi atingido por um míssil no primeiro dia da invasão. "Ouvi um baque e vi a janela batendo contra a parede. Então tudo voou naminha direção. Parecia um sonho ou algo aterrorizante. Depois, já coberta de vidro, tudo ficou em absoluto silêncio por 10 segundos, e então eu ouvi gritos. Eram os gritos das pessoas feridas", diz a professora à agência AFP, relembrando o que aconteceu há um ano. 

VEJA MAIS

Atualmente, Olena está na Polônia, como milhões de outros refugiados ucranianos. Ela já passou por quatro operações para curar suas feridas e conta ainda que após descobrir que sua foto foi a primeira a se tornar uma "espécie de símbolo da guerra" na Ucrânia, recebeu muitas mensagens de apoio. "Trata-se, naturalmente, de um fardo muito pesado. Eu entendo que quando mulheres ou pessoas ganham concursos de beleza, quando todo mundo as conhece, é uma bela forma de fama. Mas esse tipo de popularidade é, na verdade, um fardo muito pesado". 

A mulher chegou a ser alvo de uma campanha de desinformação na Rússia. "Eles disseram que era uma atriz, que tinha sido uma explosão de gás em Magnitogorsk, que era Donetsk, que meu sangue não era sangue, mas suco de romã. Todos os tipos de vídeos falsos foram transmitidos na RTR 1, RTR24. Todos os canais de TV russos mostraram minha foto, minha casa, mas todos me apresentaram de forma diferente."

Mundo