MENU

BUSCA

Robô-verme pode salvar humanos acometidos por AVC

Engenhoca minúscula passeia pelas veias do cérebro e pode desobstruí-las

Redação Integrada de O Liberal com informações do UOL

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um robô de 0,6 milímetros de diâmetro, mas comprido (por isso o apelido de robô-verme), que poderá se deslocar, guiado remotamente, pelo labirinto de artérias e veias do cérebro, para salvar pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

A pesquisa liderada por Xuanhe Zhao e Yoonho Kim usou um polímero com partículas magnéticas incorporadas a ele, para que o dispositivo possa ser guiado. O robô também é autolubrificante devido ao uso de hidrogel.

No futuro, os médicos vão poder guiar o robô remotamente pelos vasos cerebrais e tratar rapidamente bloqueios e lesões de aneurismas e derrames. "O AVC é a quinta causa de morte e a principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. Se o AVC agudo puder ser tratado nos primeiros 90 minutos, as taxas de sobrevivência dos pacientes poderão aumentar significativamente", afirmou Xuanhe Zhao, professor associado de engenharia mecânica e engenharia civil e ambiental do MIT. "Se pudéssemos projetar um dispositivo para reverter o bloqueio dos vasos sanguíneos dentro desta 'hora de ouro', poderíamos potencialmente evitar danos cerebrais permanentes. Essa é a nossa esperança.”

Mundo