MENU

BUSCA

Relembre o tapa de Papa Francisco em mulher que o puxou no Vaticano e entenda o que aconteceu

Cena registrada em 2019 gerou polêmica e levou o pontífice a pedir desculpas publicamente no dia seguinte

Hannah Franco | Especial em O Liberal

Após a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), internautas resgataram nas redes sociais um episódio marcante — e polêmico — ocorrido em 2019 no Vaticano. Na ocasião, o pontífice perdeu a paciência e reagiu de forma brusca ao ser puxado pelo braço por uma mulher durante uma visita à Praça de São Pedro, em Roma.

O vídeo do momento, que voltou a circular nas redes, mostra Francisco cumprimentando fiéis atrás de uma barreira de segurança. Quando começava a se afastar da multidão, uma mulher, vestida de preto, agarra seu braço com força. Visivelmente incomodado, o papa tenta se soltar, exclamando algo em tom irritado, e bate duas vezes na mão da mulher, conseguindo se desvencilhar.

VEJA MAIS

VÍDEO: quarto de Papa Francisco é selado após sua morte, conforme tradição do Vaticano
Pontífice morreu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos; o selamento dos aposentos faz parte da tradição do Vaticano e antecede a escolha de seu sucessor

Papa Francisco gravou álbum de rock progressivo com orações e guitarras; ouça
Além de líder espiritual, pontífice mostrou lado inusitado ao unir homilias e guitarras em disco que marcou história no Vaticano

Logo em seguida, ele se afasta com expressão fechada, enquanto o público ao redor reage surpreso. O vídeo viralizou na época e dividiu opiniões, gerando uma série de reações, incluindo memes — entre eles, o famoso “tapa Francisco”. Relembre a cena:


No dia seguinte ao incidente, o papa reconheceu publicamente o erro e pediu desculpas durante a primeira missa de 2020. “Muitas vezes nós perdemos a paciência. Acontece comigo também. Eu me desculpo pelo mau exemplo dado ontem”, disse o pontífice.

Mundo