MENU

BUSCA

Reino Unido congela bens de Abramovich e outros seis empresários da Rússia: ‘cúmplices’

Com as novas sanções, Abramovich fica proibido de fazer negócios com cidadãos e empresas do Reino Unido e de viajar, o que o impede também de vender o Chelsea FC

O Liberal

Em meio aos últimos acontecimentos envolvendo a guerra entre Ucrânia e Rússia, como o bombardeio a um hospital infantil e maternidade na cidade portuária de Mariupol, o Reino Unido ampliou as sanções a sete grandes empresários russos. Nesta quinta-feira (10), o Governo britânico anunciou medidas contra Roman Abramovich, que vive no país há duas décadas, e o seu antigo sócio, Oleg Deripaska. Outros cinco empresários da Rússia também serão alcançados pelas sanções. As informações são da SIC Notícias, de Portugal.

VEJA MAIS

Dono do Chelsea, Roman Abramovich informa venda do clube inglês
Após sofrer pressão externa por conta da invasão da Rússia à Ucrânia, o russo de 55 anos colocará o Chelsea á venda

Veja como guerra da Ucrânia pode afetar o futuro do Chelsea
O dono do clube, Roman Abramovich, foi proibido pelo Parlamento do Reino Unido de residir no país e pode ser expulso de seu cargo administrativo

Juntos, os sete possuem um património líquido coletivo de cerca de 15.000 milhões de libras (18.000 milhões de euros, quase 100 milhões de reais).  Com as novas sanções, os bens de Abramovich foram congelados e ele fica proibido de fazer negócios com cidadãos e empresas do Reino Unido e de viajar, o que o impede também de vender o Chelsea FC. À “lista negra” foram incluídos ainda os Alexei Miller, Andrei Kostin e Nikolai Tokarev.


“Não pode haver refúgios seguros para aqueles que apoiaram o violento ataque de Putin à Ucrânia”, declarou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. “As sanções de hoje são o último passo no apoio inabalável do Reino Unido ao povo ucraniano. Seremos implacáveis na perseguição daqueles que permitem a morte de civis, a destruição de hospitais e a ocupação ilegal de aliados soberanos”, disse ainda Johnson.

De acordo com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, “as sanções de hoje mostram mais uma vez que oligarcas e cleptocratas não têm lugar na nossa economia ou na nossa sociedade”. Ela ainda completou: “Com laços estreitos com Putin, eles são cúmplices da agressão à Ucrânia”.

Veja a lista dos empresários russos alcançados pelas sanções

  • Roman Abramovich: proprietário do Chelsea FC e tem participações na gigante do aço Evraz e Norilsk Nickel;
  • Oleg Deripaska: participa do Grupo En+;
  • Igor Sechin: CEO da Rosneft;
  • Andrey Kostin: presidente do banco VTB;
  • Alexei Miller: CEO da empresa de energia Gazprom;
  • Nikolai Tokarev: presidente da empresa estatal russa de gasodutos Transneft;
  • Dmitri Lebedev: presidente do Conselho de Administração do Banco Rossiya

Mundo