Produto utilizado em cortinas de banheiro está ligado ao câncer de fígado, aponta estudo
Os PFOS são de decomposição lenta, acumulando-se no meio ambiente e nos tecidos humanos, como no fígado.
Uma classe de de produtos sintéticos, utilizados principalmente em impermeabilizantes, está ligada ao câncer de fígado de tipo mais comum, o carcinoma não hepatocelular não viral. É o que aponta o novo estudo feito pela Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia e publicado na revista científica de hepatologia JHEP Reports.
VEJA MAIS
O principal destes produtos é o sulfato de perfluorooctano (PFOS), que serve para dar qualidades antiaderentes, impermeáveis e resistentes para diversos itens comuns. Entre eles, estão principalmente as cortinas de banheiro, as roupas impermeáveis e as embalagens de fast-food.
No Brasil e em outros países, o PFOS é utilizado principalmente como impermeabilizante, para manter a coloração das roupas, estofados e tapetes, é usado em revestimento para embalagens de doces e alimentos em geral, em pratos. Além disso podem ser encontrados em fluidos hidráulicos, produtos de limpeza domésticas e industriais, além de cortinas de chuveiros.
Os PFOS são de decomposição lenta, acumulando-se no meio ambiente e nos tecidos humanos, como no fígado. O efeito dessas substâncias já havia sido investigado em animais, onde o risco de câncer de fígado foi detectado: o novo estudo, no entanto, foi o primeiro a associar esse perigo em humanos, analisando amostras de diversas pessoas nos Estados Unidos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA