MENU

BUSCA

Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de ter sido 'cooptado pela CIA'

Tarek Saab é aliado do presidente Nicolás Maduro, declarado vencedor das eleições em 28 de julho

Iury Costa*

O procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, acusou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ter sido cooptado pela CIA e se tornado um porta-voz dos Estados Unidos. A declaração foi transmitida no canal Globovísion nesta segunda-feira (14/10).

"Quem é o porta-voz que eles colocam dizendo as coisas mais bárbaras contra nosso país através dessa chamada 'esquerda'? O senhor Boric, que agora está acompanhado por Lula. Para mim, Lula foi cooptado na prisão. Essa é a minha teoria. (...) Parte dessa chamada esquerda cooptada pela CIA e pelos Estados Unidos na América Latina agora tem dois porta-vozes, Lula, que não é o mesmo que saiu da prisão, por tudo que acusou agora, não é o mesmo em nada: nem em seu físico, nem em como ele se expressa", disse Saab.

VEJA MAIS

Vídeo: Venezuela aprova mandado de prisão preventiva contra Javier Milei
Javier Milei é acusado de uma série de crimes pelo governo da Venezuela, entre eles, roubo agravado e associação criminosa

Argentina ordena prisão de Maduro por crimes contra a humanidade
Justiça da Argentina ordenou a prisão de Nicolás Maduro, no mesmo dia em que Justiça da Venezuela aprovou prisão de Milei

As acusações foram seguidas de críticas devido ao posicionamento de Lula sobre o resultado das eleições de 28 de julho na Venezuela. O governo brasileiro exige a publicação das atas eleitorais para reconhecer e vitória de Maduro.

“Eu te digo que você [Lula] ganhou porque um tribunal eleitoral determinou sua vitória, através de uma sala eleitoral”, disse o procurador, sem apresentar provas. “Por que foi bom para você aí e o caso de Nicolás Maduro, não?”, indagou, sem levar em consideração a diferença e a transparência do processo eleitoral nos dois países.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Mundo