MENU

BUSCA

Primeira pesquisa após atentado aponta empate técnico entre Trump e Biden

Eleições nos EUA: republicano Donald Trump tem 43%, enquanto o democrata Joe Biden aparece com 41%

O Liberal

Na primeira pesquisa após a tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump, o republicano aparece um pouco à frente de seu principal adversário na corrida à Casa Branca, o atual presidente Joe Biden, do partido Democrata. Trump tem 43%, enquanto o democrata aparece com 41%. Com isso, os dois aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem de erros, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa presidencial foi realizada pela Ipsos/Reuters e divulgada nesta terça-feira (16). 

Foram consultados 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados, entre os dias 14 e 16 de julho. Um dia antes do início da pesquisa, no sábado (13.07), Trump sobreviveu a uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia. Na ocasião, um jovem de 20 anos, identificado como Thomas Matthew Crooks, atirou contra o ex-presidente. O autor dos disparos foi morto pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos. 

Para a Reuters, os números da pesquisa sugerem que a tentativa de assassinato contra o ex-presidente "não causaram grande mudança no sentimento do eleitor".

VEJA MAIS

Em ligação vazada com Robert Kennedy Jr, Trump fala sobre atentado, Biden e vacinação
Conversa entre os candidatos foi vazada por Bobby Kennedy III, filho de Robert Kennedy Jr, que se desculpou pelo vazamento

Viúva de bombeiro morto em atentado contra Trump rejeita ligação de Biden
Bombeiro Corey Comperatore morreu ao tentar proteger sua família quando homem de 20 anos atirou contra o ex-presidente Donald Trump

Trump recebe apoio dos ex-rivais Haley e DeSantis em mostra de união na convenção republicana
Haley, que havia descrito Trump como inapto para o cargo durante sua campanha, pediu a seus apoiadores que votem nele

O levantamento apontou também que quatro em cada cinco norte-americanos temem que os Estados Unidos estejam saindo do controle após o atentado contra Trump.

Veja o resultado:

84% dos eleitores disseram que estão preocupados com atos de violência após a eleição;
5% disseram ser aceitável alguém cometer violência para conseguir um objetivo político;
65% dos republicanos registrados para votar disseram que Trump era favorecido pelo poder divino. O índice é de 11% entre os democratas.

A pesquisa anterior do instituto, realizada entre os dias 1º e 2 de julho, havia apontado ambos os candidatos com 40% das intenções de voto cada.

Mundo