'Povo Avestruz': comunidades africanas chamam atenção por conta de deformidade genética nos pés

A deformidade, conhecida como ectrodactilia ou síndrome da garra da lagosta, é uma mutação genética que resulta na ausência de um ou mais dedos nas mãos ou pés desde o nascimento

Rayanne Bulhões

Os membros da tribo Doma, também reconhecidos como VaDoma ou tribo Bantwana, têm ganhado destaque devido a uma peculiar deformação nos pés que afeta muitos dos integrantes. Pelos registros científicos, há a falta dos três dedos do meio, sendo que, em vez disso, os membros possuem apenas os dois dedos externos, que se projetam para dentro. Essa condição autossômica dominante é causada por uma mutação única no cromossomo 7. A região árida de Kanyemba, situada no norte do Zimbábue, é o habitat dessa comunidade que frequentemente é apelidada de "Povo Avestruz"

A deformidade, conhecida como ectrodactilia ou síndrome da garra da lagosta, é uma mutação genética que resulta na ausência de um ou mais dedos nas mãos ou pés desde o nascimento. Acredita-se que essa condição rara esteja presente em cerca de um quarto das crianças nascidas na tribo Doma.

VEJA MAIS 

image Criança nasce com três braços; médicos consideram a anomalia rara
Embora relatada apenas algumas vezes na literatura médica, a polimelia pode ocorrer quando dois pares de brotos aparecem na superfície de um embrião que se desenvolve em membros e, às vezes, podem ser interrompidos e formar outros brotos

image Atriz pornô ganha fama com anomalia: duas vaginas, uma para trabalhar e outra pra brincar
Evelyn Miller chega a ganhar R$ 75 mil por semana com conteúdo adulto no OnlyFans

image Filha de Juliano Cazarré recebe alta hospitalar após 7 meses de internação
Maria Guilhermina de Guadalupe já está em casa com a mãe

De acordo com os anciãos da tribo VaDoma, os ancestrais contam que seres semelhantes a pássaros vieram das estrelas e cruzaram o DNA com mulheres terrestres primitivas para gerar sua descendência. Esses anciãos afirmam que os antepassados originaram-se dos sistemas estelares de Sirius e estabeleceram colônias inicialmente em um planeta do nosso sistema solar que chamam de Liitolafisi.

Com o objetivo de controlar a propagação da condição genética, foi estabelecida uma lei que restringe o casamento somente aos membros do mesmo grupo. Através das tradições e isolamento, a tribo VaDoma preservou essa mutação genética mais intensamente do que qualquer outra população. Apesar das leis que limitam os casamentos externos à tribo, a deformidade também é encontrada em outras comunidades, como os Talaunda ou Talaote Kalanga, que habitam o deserto de Kalahari. Acredita-se que compartilhem uma ascendência comum com os VaDoma, os quais se dividem em duas regiões: Urungwe e Sipolilo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO