MENU

BUSCA

Portugal aprova Lei que garante residência por 2 anos para brasileiros

A medida vale para cidadãos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O Liberal

Foi aprovada nesta sexta-feira (20) medida que facilita a entrada e moradia de pessoas vindas dos Estados-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) para Portugal, o que inclui o Brasil. A alteração na chamada 'Lei dos Estrangeiros' foi aprovada na Assembleia do país, mas ainda precisa ser sancionada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

VEJA MAIS

Portugal restringe visto para quem vai morar no país a trabalho; como isso afeta brasileiros?
Medidas foram tomadas após o aumento significativo de estrangeiros que moram no país

Brasileira morre em acidente de trânsito em Portugal
A vítima seguia de motocicleta para o trabalho quando foi atingida por um veículo

Número de turistas internacionais no Pará mais que dobrou nos últimos seis meses
Presidente da Embratur aponta que movimentação fomenta a geração de emprego e renda no Estado

Na prática, a lei facilita a entrada de estrangeiros do Brasil e do Timor-Leste como turistas em Portugal. Pessoas dessas países poderão solicitar autorização de residência à Aima (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). Cidadãos de outros países que também falam português precisarão de vistos de entrada para só depois solicitarem a residência.

O novo texto, que altera a versão do artigo 75 da Lei de Estrangeiros, também aumenta de 1 para 2 anos o prazo de validade dos títulos de residência CPLP.

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa terá 20 dias para avaliar e assinar ou revogar a nova Lei. O texto poderá seguir para uma avaliação do Tribunal Constitucional, (equivalente ao STF do Brasil), caso o presidente julgue necessário.

Mundo