MENU

BUSCA

Pesquisa aponta a existência de vírus gigantes na Groenlândia

De acordo com os estudos, descoberta pode estar ligada ao derretimento do gelo no Ártico

O Liberal

Pela primeira vez, um vírus gigante na camada de gelo da Groenlândia foi encontrado. O organismo do grupo de DNA nucleocitoplasmático (NCLDV) pode estar ligado aos estudos de derretimento do gelo no Ártico. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Aarhus, da Dinamarca. 

Esse tipo de vírus está presente globalmente e infecta as algas do ambiente marinho e de água doce. Mas, “há informações muito limitadas sobre a diversidade e a função ecossistêmica dos NCLDVs em habitats terrestres gelados”, apontou o estudo.

VEJA MAIS

OMS confirma primeira morte humana no mundo pela gripe aviária H5N2
Agência sanitária da ONU afirma ser o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção pelo vírus influenza A (H5N2)

Suspeitos de abusarem sexualmente de crianças e adolescente para transmitir HIV são presos em Manaus
De acordo com as investigações, eles admitiram a prática de relações sexuais, sem mencionar que eram portadores do vírus

O que é herpes zoster: veja os sintomas, contágio e como tratar
A herpes zoster, também conhecida popularmente como "cobreiro", é uma doença causada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora

Eles foram encontrados na camada de gelo e medem aproximadamente 2,5 micrômetros, sendo que um vírus comum pode chegar até 200 nanômetros — para comparação, 1 nanômetro equivale a 0,001 micrômetro.

A pesquisa levantou a quantidade de genes de NCLDV presentes nos biomas, destacando abundância no Ártico. As amostras foram coletadas em camadas de neve verde e vermelha — colorações causadas por um crescimento de algas —, em sedimentos de “poeira” na superfície de geleiras e em pequenos pedaços de gelo.

Os vírus se ligariam às algas que causam essa pigmentação na neve e que se encontram no gelo escuro, controlando o ambiente e causando a aceleração do derretimento das geleiras.

Mundo