MENU

BUSCA

Pasta feita de gato preto é vendida como 'cura' para coronavírus

Mistura tem sido dado até para crianças

Com informações do Extra

Gatos pretos estão sendo cozinhados e transformados em pasta e suco no Vietnã. O produto final está sendo vendido no país asiático como "cura" e "imunização" contra o coronavírus, e tem sido dado até para crianças. Obviamente, sem qualquer efeito.

A produção foi denuncida pela entidade de defesa de cães No to Dog Meat. Segundo ela, a prática está concentrada na capital vienamita, Hanói. Imagens de dezenas de gatos mortos para o preparo viralizaram, mas o blog preferiu não mostrá-las.

Julia de Cadenet, fundadora da No to Dog Meat, disse que assistir a um vídeo "angustiante" do preparo da pasta "fez o seu sangue gelar". O mundo está assustado com a covid-19, disse Julia, mas não há qualquer desculpa para essa "terrível crueldade", acrescentou ela.

"Nossos medos desta pandemia não devem ser usados ​​como desculpa para tratar animais indefesos, que nos procuram por proteção, com total desprezo", afirmou.

No Vietnã e na Indonésia, a prática de comer carne de cães, gatos e animais selvagens ainda é popular. Alguns comerciantes chegam a promover o consumo como a "cura para o coronavírus".

Oficialmente, o Vietnã registrou 268 casos de covid-19, sem morte.

Maus-tratos é crime

No Brasil, a denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Caso presencie maus-tratos ou crueldade contra animais de quaisquer espécies, é indicado ir até a delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Em Belém, a Lei Municipal nº 9.202 afirma que os atos de crueldade contra os animais serão punidos com multa.

Mundo