CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Paralisação lunar': entenda e veja como assistir o fenômeno raro que acontece nesta sexta-feira

Isso acontece quando essa combinação de ângulos faz com que a Lua atinja seus pontos mais extremos ao norte e ao sul do horizonte, criando a impressão de que ela está parada

Pedro Garcia

A grande paralisação lunar é um fenômeno raro que acontece a cada 18 anos e seis meses, quando a Lua e a Terra atingem seu ponto máximo de inclinação. O evento também é conhecido como ‘lunísticio' e será possível observá-lo na noite desta sexta-feira (21). 

VEJA MAIS

image Astronauta que tirou foto da Terra vista da Lua morre em acidente
William Anders foi um dos três primeiros humanos a orbitar a Lua durante a missão Apollo 8 da NASA

image Foguete Starship da SpaceX pousa pela 1ª vez em quarto voo de teste
Nave é destinada a viagens à Lua e a Marte

Isso acontece quando essa combinação de ângulos faz com que a Lua atinja seus pontos mais extremos ao norte e ao sul do horizonte, criando a impressão de que ela está parada. Coincidentemente, nesta sexta, o fenômeno irá se destacar ainda mais, por conta da presença da lua cheia.

Infelizmente não será possível acompanhar o lunísticio daqui do Brasil, pois ele será visível apenas no Hemisfério Norte, principalmente em locais como Stonehenge, o monumento de pedras que fica na Inglaterra.O monumento acaba se tornando o lugar ideal para quem deseja acompanhar esse evento porque acredita-se que a construção tenha sido influenciada por uma grande paralisação lunar, já que alguns dos eixos se alinham quando a Lua está na posição do fenômeno.

Para os brasileiros que desejam assistir o fenômeno, é possível acompanhar através da transmissão feita pelo Youtube no canal da English Heritage, a partir das 17h.    

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO