Paraenses passam 'perrengue' na Europa após apagão
Queda de energia paralisa serviços básicos e afeta rotina em países europeus

A queda de energia elétrica que atinge diversos países europeus está dificultando a vida de paraenses que vivem no continente. A fisioterapeuta paraense Cybelle Dias, que mora em Portugal, chegou ao país na manhã desta segunda-feira (28) e descreve uma situação caótica entre os que tentam alcançar seus destinos. O problema começou por volta das 12h no horário local (7h em Brasília) e, enquanto não é resolvido, ela e outros conterrâneos enfrentam a paralisação de serviços básicos em nações como Portugal, Espanha e França.
Em vídeo enviado por Cybelle, é possível ver aglomerações no aeroporto à espera de solução. As imagens mostram filas de passageiros do lado de fora do terminal. A fisioterapeuta estava de férias no Nordeste brasileiro e desembarcou em Portugal por volta das 9h50 (horário local). Até então, tudo funcionava normalmente. Segundo ela, a energia caiu por volta das 11h e, no momento do contato com a reportagem de O Liberal, às 13h52 (horário de Portugal), a situação persistia.
“Fui de férias para Belém, peguei um voo para Fortaleza e, ontem à noite, outro para Lisboa. Cheguei às 9h50 de hoje, desembarquei, passei pela imigração e estava tudo normal. Parei para ir ao banheiro, e a luz do aeroporto acabou. Até agora não voltou”, relata Cybelle.
A fisioterapeuta contou ainda que a entrada de passageiros no aeroporto de Lisboa foi interrompida. "Só é possível sair. Há policiais nas portas para controlar o fluxo de pessoas", disse.
Companhias aéreas emitem alertas
Em nota, a TAP Air Portugal recomendou que passageiros evitassem os aeroportos até nova comunicação. "Devido ao corte de energia em vários países europeus, as operações aeroportuárias estão temporariamente comprometidas. Solicitamos que não se dirijam ao aeroporto até que tenhamos mais informações", informou a empresa.
Situação crítica na Espanha
Na Espanha, país vizinho, a professora de inglês paraense Ana Carolina Bastos também sofre com os impactos do apagão em sua rotina de trabalho. Ela conta que a queda de energia ocorreu por volta do meio-dia (horário local). “Estávamos preparando o almoço quando a luz acabou. Toda a Espanha está sem energia no momento; outros países, como Portugal e França, estão na mesma situação”, explica.
O problema afeta principalmente suas aulas, ministradas virtualmente. O contato com alunos só é mantido graças ao hotspot da esposa, espanhola. “Ela está compartilhando internet do celular, mas o sinal está péssimo”, diz. A última atualização que recebeu indica que a energia “pode levar de 6 a 10 horas” para voltar.
Esforços para normalização
A Red Eléctrica de España, responsável pelo fornecimento de energia no país, informou via redes sociais que as causas do apagão estão sob análise. "Todos os recursos estão sendo direcionados para resolver o problema", afirmou a empresa, que já restabeleceu o serviço em regiões como Catalunha, Aragão, País Basco, Galiza, La Rioja, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia.
VEJA MAIS
Aeroporto de Belém
Aos viajantes que dependem do aeroporto de Belém com voos que tenham destino a países europeus, a recomendação é de verificar a situação dos trajetos com cada companhia. "A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, orienta os passageiros com voos agendados para a Europa a verificarem o status da viagem junto às companhias aéreas responsáveis pelo transporte, considerando o apagão que afetou alguns países nesta segunda-feira (28). Até o momento, não há registro de impactos nos voos operados a partir do Aeroporto Val-de-Cans", informa a assessoria do aeroporto em nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA