Papa sofre de pneumonia, segundo o Vaticano

Pontífice está hospitalizado há cinco dias

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O papa Francisco, de 88 anos, está acometido por uma pneumonia bilateral e ainda apresenta um quadro clínico "complexo", anunciou nesta terça-feira (18/2) o Vaticano, no quinto dia de hospitalização do pontífice.

"A tomografia torácica à qual o Santo Padre foi submetido nesta tarde [...] mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu um tratamento farmacológico posterior. No entanto, o papa Francisco está de bom humor", indicou o Vaticano no boletim médico vespertino.

"A infecção polimicrobiana, ocorrida em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de terapia antibiótica com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", informou o comunicado.

"As análises de laboratório, a radiografia torácica e a condição clínica do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo", acrescentou.

O papa foi internado na sexta-feira no hospital Gemelli de Roma, inicialmente por uma bronquite, e seus compromissos até este fim de semana foram cancelados.

"Esta manhã, ele recebeu a eucaristia e, durante o dia, alternou o descanso com a oração e a leitura de textos", afirmou o Vaticano.

VEJA MAIS

image Vaticano cancela compromissos de fim de semana do Papa, internado com infecção respiratória
Papa Francisco não poderá presidir a missa de domingo

image Astróloga diz que papa Francisco será substituído e que próximo pontífice será 'oriental'
Eris Satine, famosa bruxa e astróloga, faz previsão sobre saúde do papa e futuro da Igreja Católica; entenda

O sumo pontífice "agradece a solidariedade que lhe expressam neste período e pede-lhes, com o coração agradecido, que continuem rezando por ele".

Apesar dos frequentes problemas de saúde dos últimos anos - entre eles de quadril, dores no joelho que o obrigam a se locomover em cadeira de rodas, operações e infecções respiratórias - o argentino Jorge Bergoglio manteve uma agenda cheia e declarou que não tinha intenção de reduzir o ritmo.

A hospitalização do papa, a quarta em menos de quatro anos, reacendeu o debate sobre sua saúde, especialmente porque a internação ocorre no início do ano jubilar da Igreja Católica, o que envolve uma longa lista de eventos, muitos deles presididos pelo papa.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO