MENU

BUSCA

Papa Francisco faz aparição surpresa no Domingo de Ramos e emociona fiéis no Vaticano

Mesmo em recuperação de pneumonia, pontífice de 88 anos participou brevemente da celebração e agradeceu orações

Hannah Franco | Especial em OLiberal

O papa Francisco fez uma aparição surpresa neste domingo (13) ao fim da celebração do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presença do pontífice, de 88 anos, não havia sido confirmada previamente pelo Vaticano e emocionou os mais de 40 mil fiéis presentes no local.

Mesmo com aparência frágil, Francisco surgiu em uma cadeira de rodas e, sem o auxílio de oxigênio, saudou rapidamente os fiéis: "Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!", disse, com a voz ainda rouca.


VEJA MAIS

Papa visita Basílica de Santa Maria antes da Semana Santa
Apesar da alta, ele continua debilitado pela doença e reduziu drasticamente suas atividades

Papa Francisco faz primeira aparição pública em celebração no Vaticano após internação
O religioso ficou hospitalizado por 38 dias por causa de uma grave pneumonia.

O papa se recupera de uma pneumonia bilateral — infecção que atinge os dois pulmões simultaneamente — e passou 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma. Ele recebeu alta no dia 23 de março. A participação do pontífice nas celebrações da Semana Santa ainda é incerta e, segundo o Vaticano, dependerá "das condições do clima e da saúde".

A missa deste domingo foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, mas a homilia foi escrita pelo próprio papa Francisco. No texto, ele agradeceu pelas orações recebidas durante sua internação.

"Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, elas me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente os afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais", disse o pontífice.

Francisco também dedicou orações às vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu paz para regiões em conflito, como Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.

Mundo