MENU

BUSCA

Papa Francisco faz 88 anos e se torna o papa mais velho dos últimos 7 séculos

Filho de imigrantes italianos, Jorge Mario Bergoglio (nome de batismo) já foi técnico em química e chegou a dar aulas de filosofia e teologia

Bruno Menezes | Especial para O Liberal

Papa Francisco se tornou o líder mais longevo dos últimos sete séculos da igreja católica nesta terça-feira (17), ao completar 88 anos de idade. Natural de Buenos Aires, Argentina, Francisco nasceu em 1936 e ultrapassou a marca do antecessor, Bento XVI, que renunciou ao cargo em 2013, com quando tinha 85 anos de idade. 

VEJA MAIS:

Papa Francisco canoniza padre por milagre na Amazônia
Indígena foi salvo após missionários invocarem padre Allamano

Papa Francisco reconhece milagre e 'padroeiro da internet' vira santo
O milagre, no entanto, não foi detalhado pelo Vaticano, conheça a história de Carlo Acutis

Se tratando apenas do quesito idade, Francisco só fica atrás de Celestino III (c. 1106-1198), Gregório XVII (c. 1325-1417), Leão XIII (1810-1903) e Bento XVI (1927-2022).

Jorge Mario Bergoglio (nome de batismo), é filho de imigrantes italianos e chegou a trabalhar como técnico químico, antes de decidir dedicar sua vida ao sacerdócio. Ele também licenciou filosofia e teologia. 

Ele se tornou padre em 13 de dezembro de 1969 e foi um líder religioso importante na Argentina, sendo responsável pela formação dos novos jesuítas e depois provincial dos religiosos do país, entre 1973 e 1979

Como Papa, Francisco é marcado por um sacerdócio preocupado com as populações mais vulneráveis, como os pobres e os refugiados de países em guerra. 

Na segunda-feira (16), o pontífice fez um discurso diante de representantes de bancos italianos e criticou o acúmulo excessivo de dinheiro em detrimento das pessoas mais pobres. "Quando o sistema financeiro esmaga as pessoas, fomenta as desigualdades e se afasta da vida dos territórios, trai seu propósito", disse o Papa.

Mundo