MENU

BUSCA

Pais só recuperam o sono seis anos após terem um bebê, diz estudo

Os resultados da pesquisa indicam que os três primeiros meses pós-parto são os mais difíceis para os pais

O Liberal

Quando há um recém-nascido em casa, é comum que pais e responsáveis não consigam dormir uma noite completa, e essa rotina pode durar vários anos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, o sono das crianças é regularizado após o sexto aniversário. O estudo contou com a participação de 4.659 pais entre os anos de 2008 e 2015.

VEJA MAIS

Festa de aniversário de 2 anos com tema 'bebê aposentado' viraliza na web; vídeo
Até o momento o vídeo já atingiu 2,9 milhões de visualizações e 312 mil curtidas

Padre erra e joga ácido em vez de água-benta em cabeça de bebê durante batismo
Troca foi feita acidentalmente por um coroinha que confundiu o produto químico com água

Estudante de enfermagem faz parto em ônibus e é convidada para ser madrinha do recém-nascido
Gerlane Macedo precisou interromper os estudos no curso de enfermagem por questões financeiras, mas utilizou seu conhecimento para realizar o parto de Miguel dentro de um ônibus, na última segunda-feira (16)

Os resultados da pesquisa indicam que os três primeiros meses pós-parto são os mais difíceis para os pais. Nesse período, as mães dormem em média 62 minutos a menos, enquanto os pais perdem apenas 15 minutos de sono.

"Filhos são uma grande fonte de felicidade para os pais, mas o aumento das responsabilidades diminui as horas dormidas", diz Sakari Lemona, uma das coordenadoras do estudo.

Seis anos após o nascimento do bebê, as mães seguem com um atraso de pelo menos 20 minutos em relação ao sono regularizado, enquanto os pais mantêm os 15 minutos de atraso. Os pesquisadores explicam que a diferença de tempo entre as mães e os pais está relacionada à amamentação e ao machismo. "Mães ainda desempenham o papel de cuidado primário, por isso as mulheres sofrem mais interrupção no sono", explica Lemona.

Mundo