MENU

BUSCA

Opositores de Maduro na Venezuela vencem prêmio Sakharov de 2024

Anunciou dos vencedores do Prêmio Sakharov de Liberdade de Consciência 2024 foi feito pelo presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola

Agence France-Presse (AFP)

Os líderes opositores venezuelanos María Corina Machado e Edmundo González Urrutia foram anunciados nesta quinta-feira (24.10) como os vencedores do Prêmio Sakharov de Liberdade de Consciência 2024, anunciou a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. 

Metsola destacou que Machado e González representam "todos os venezuelanos, dentro e fora do país, que lutam para restabelecer as liberdades e a democracia diante da injustiça".

Entenda crise com embaixada em Caracas envolvendo Brasil, Venezuela e Argentina
Na embaixada estão asilados seis opositores ao regime

Forças de Maduro abandonam cerco à embaixada da Argentina na Venezuela, diz jornal argentino
Um grupo de homens encapuzados permaneceu nos arredores da representação diplomática, onde estavam abrigados opositores de Maduro, até que González Urrutia deixasse a Venezuela

Caracas, capital da Venezuela, tem panelaços após anúncio da vitória de Maduro
Opositores rejeitaram o resultado e vários países questionaram o processo eleitoral

Os dois líderes opositores, disse Metsola, têm lutado "por uma transição de poder livre, justa e pacífica e defendem corajosamente os valores que milhões de venezuelanos e este Parlamento tanto prezam: a justiça, a democracia e o Estado de direito".

Machado e González Urrutia superaram o economista azerbaijano e ativista anticorrupção Gubad Ibadoghlu e os movimentos de mulheres israelenses e palestinas "Mulheres do Sol" e "Mulheres pela Paz", as outras candidaturas finalistas.

O prêmio Sakharov de Liberdade de Consciência é concedido anualmente pelo Parlamento Europeu e homenageia o físico nuclear e dissidente soviético Andrei Sakharov, vencedor do Nobel da Paz de 1975.

A premiação inclui a quantia de 50 mil euros (US$ 53 mil, R$ 301 mil). Em 2023, o Prêmio Sakharov foi concedido de maneira póstuma a Mahsa Amini, uma jovem iraniana que morreu em 2022 quando estava sob custódia da polícia em seu país.

Em 2017, o Parlamento Europeu concedeu o Prêmio Sakharov à "Oposição da Venezuela".

Machado e González Urrutia foram propostos para o Prêmio Sakharov pelo Partido Popular Europeu (PPE, direita), que tem maioria no Parlamento Europeu. González Urrutia também teve o nome proposto pelo bloco de extrema direita ECR (Conservadores e Reformistas).

Os vencedores do Prêmio Sakharov foram escolhidos nesta quinta-feira pela Conferência de Presidentes, integrada por Roberta Metsola e pelos líderes dos grupos políticos.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 18 de dezembro na sede do Parlamento Europeu em Estrasburgo, leste da França.

Mundo