O que são as notas de contexto que a Meta quer implementar?
O Twitter as utiliza desde 2021, e em 2022 foram amplamente implementadas na rede social, comprada pelo bilionário Elon Musk em 2022 e renomeada como X
A Meta anunciou, nesta terça-feira (7), que encerrará seu programa de verificação digital nos Estados Unidos para substituí-lo por um sistema de notas de contexto, semelhante ao utilizado pela rede social X.
Como funcionam as notas de contexto?
As notas de contexto são uma ferramenta de moderação coletiva de conteúdos. Elas aparecem abaixo de algumas publicações potencialmente enganosas.
O Twitter as utiliza desde 2021, e em 2022 foram amplamente implementadas na rede social comprada pelo bilionário Elon Musk em 2022 e renomeada como X.
As notas são propostas e redigidas por usuários voluntários, que precisam se inscrever previamente, e não são editadas pelas equipes do X.
Depois, "outros usuários avaliam se a nota é útil ou não, com base em critérios como a pertinência das fontes e a clareza das informações", explicou à AFP Lionel Kaplan, presidente da agência de criação de conteúdos em redes sociais Dicenda.
"Se houver avaliações positivas suficientes, a nota aparecerá abaixo do post, fornecendo informações adicionais", detalhou.
As avaliações "levam em conta não apenas o número de colaboradores que classificaram uma publicação como útil ou inútil, mas também se as pessoas que a avaliaram parecem pertencer a diferentes esferas", explica o X em seu site oficial.
O princípio é semelhante ao da Wikipédia. "Nós nos baseamos nos usuários mais ativos de uma rede social ou plataforma para aumentar a qualidade dos conteúdos", acrescentou Kaplan.
A Meta, que anunciou que seu programa de notas será similar ao da X, considera o sistema "menos parcial" do que o fact-checking.