No 12º dia de hospitalização, papa Francisco 'descansou bem' durante a noite, afirma Vaticano

Internação de Francisco é a mais longa desde que ele foi eleito sumo pontífice, em 2013

Ella IDE e Clément MELKI / AFP
fonte

O papa Francisco, hospitalizado por uma pneumonia bilateral e com leves indícios de melhora, "descansou bem" durante a noite, anunciou o Vaticano na manhã de terça-feira (25) em um comunicado sobre a saúde do pontífice de 88 anos. "O papa descansou bem, toda a noite", afirmou a Santa Sé em um breve comunicado, no 12º dia de sua hospitalização em Roma, a mais longa desde que foi eleito sumo pontífice em 2013.

Os médicos não divulgaram um prognóstico sobre o jesuíta argentino, hospitalizado em 14 de fevereiro com dificuldades respiratórias e bronquite, condições que posteriormente se agravaram e resultaram em uma pneumonia.

image Vaticano convoca orações noturnas pela saúde do papa Francisco
Católicos do mundo inteiro devem se juntar às orações noturnas que serão realizadas na Praça de São Pedro

image Saiba mais sobre o Gemelli, 'hospital dos papas', onde Francisco está internado
Hospital foi inaugurado em 1964 e possui uma suíte exclusiva para o papa, criada quando João Paulo II foi atingido por um tiro na Praça de São Pedro

Na segunda-feira, no entanto, a Santa Sé divulgou uma atualização mais otimista ao informar que Jorge Mario Bergoglio teve "uma leve melhora".

"A condição clínica do Santo Padre, embora continue crítica, registrou uma leve melhora. Hoje não houve episódios de crise respiratória asmática; alguns exames laboratoriais apresentaram melhora", indicou a Santa Sé em um comunicado publicado na segunda-feira à noite.

"A insuficiência renal leve" que ele apresenta desde domingo "não é preocupante", esclareceu o comunicado.

Uma fonte vaticana afirmou algumas horas antes que Francisco conseguia se levantar e comer normalmente, não sentia dor e continuava com "bom" estado de ânimo.

O estado de saúde do líder da Igreja Católica se agravou no sábado com "um ataque asmático prolongado que exigiu oxigênio de alto fluxo", e problemas hematológicos que exigiram uma transfusão de sangue.

Mas a Santa Sé destacou na segunda-feira que Francisco não teve mais ataques respiratórios como os sofridos no sábado.

"Paciente frágil"

Apesar das notícias, o papa continua sendo "um paciente frágil", como advertiu na sexta-feira seu médico Luigi Carbone. A equipe médica que trata o pontífice explicou que levará tempo para que o tratamento com medicamentos que está sendo aplicado mostre um efeito positivo.

"Considerando a complexidade do quadro clínico, os médicos se recusaram a fazer um pronunciamento sobre o prognóstico", afirmou o Vaticano na segunda-feira.

Francisco, que está hospedado em uma suíte papal no 10º andar do hospital, continuou trabalhando e conseguiu passar de sua cama para uma cadeira para receber a eucaristia. 

"A terapia antibiótica está funcionando. As poucas informações que temos indicam que há uma recuperação e que as coisas estão indo no caminho correto", declarou Massimo Andreoni, diretor científico da Sociedade Italiana de Doenças Infecciosas e Tropicais, em entrevista ao jornal La Stampa.

"Uma pessoa jovem precisa de duas semanas ou mais para se recuperar completamente de uma pneumonia nos dois pulmões. Para uma pessoa idosa como o papa Francisco, com todas as complicações que se somaram (...) é preciso esperar mais tempo para uma recuperação completa", acrescentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO