MENU

BUSCA

Natal na Venezuela será dia 1º de outubro; entenda a decisão de Nicolás Maduro

Ação é vista como uma distração para o resultado das eleições no país

Iury Costa*

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a antecipação do Natal no país para 1º de outubro. O anúncio foi feito durante uma apresentação no canal oficialista Globo Visión.

“É setembro e já cheira a Natal, e por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança. O Natal começa em 1º de outubro”, disse Maduro aplaudido pelos espectadores.

Na Venezuela, essa ação é vista como uma distração para as pressões internacionais pelos resultados das eleições de 28 de julho, que reelegeram Maduro para seu terceiro mandato de seis anos.

VEJA MAIS

Justiça atende pedido do MP e manda prender candidato da oposição na Venezuela
Ditador Nicolás Maduro foi declarado vencedor nas eleições para a Presidência do país pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelos chavistas

Países latinos condenam ordem de prisão contra González na Venezuela; Brasil mantém silêncio
Candido opositor ao ditador Nicolás Maduro é investigado por site criado para divulgar as cópias das atas das urnas que comprovariam a sua vitória nas eleições de 26 de julho

Essa não é a primeira vez que o Natal é antecipado na Venezuela por ordem presidencial. Em 2020 as festividades foram antecipadas para 15 de outubro, como manobra para desviar a atenção pública dos problemas que o país enfrentava durante a pandemia.

Já em 2021 o Natal foi antecipado para o dia 4 de outubro em um anúncio feito nas redes sociais.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

Mundo