MENU

BUSCA

Morre Alexei Navalny, principal opositor de Putin; Navalny teria passado mal após uma caminhada

Líder da oposição estava na prisão após ser condenado por extremismo

O Liberal

Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo Vladimir Putin, morreu nesta sexta-feira (16) depois de voltar de uma caminhada, afirmou o serviço penitenciário do país. O líder da oposição tinha 47 anos e cumpria pena por extremismo em uma colônia penal em Kharp.


VEJA MAIS

Putin estreia novo míssil hipersônico na guerra, diz Ucrânia
Ucrânia acusa Rússia de atacar Kiev com uma das "armas invencíveis", o Tsirkon, anunciado em 2018 por Putin

Em busca do 5º mandato, Putin terá 3 adversários na eleição presidencial russa
As eleições estão marcadas para 15 a 17 de março

“O preso A.A.Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência na colônia correcional nº 3, em 16 de fevereiro”, escreveu o jornal Moscow Times, afirmando que a informação veio do serviço penitenciário da Rússia.

A instituição penitenciária afirmou que Navalny recebeu atendimento médico imediatamente, mas não resistiu. “Todas as medidas de reanimação necessárias foram realizadas, mas não produziram resultados positivos. Médicos de emergência confirmaram a morte do condenado. As causas da morte estão sendo estabelecidas”, conclui o texto.

Em dezembro de 2023, o opositor ficou desaparecido por 20 dias e seus representantes falaram, de modo sarcástico, acerca da transferência à colônia prisional “Lobo Polar” (Polar Wolf), no Ártico. Navalny foi condenado a 19 anos de prisão por extremismo após ser acusado de criar e financiar uma comunidade extremista. O líder da oposição já cumpria pena por outros delitos, que somavam quase 11 anos. Ele afirmava que as imputações eram forjadas.

 A audiência que determinou a pena ocorreu a portas fechadas na colônia penal IK-6, em Melekhovo, a aproximadamente cerca de 250 km a leste de Moscou, onde o ativista estava detido anteriormente

Mundo