MENU

BUSCA

Meteorito de meia tonelada atinge o Texas e assusta população; vídeo

Evento chama a atenção para a necessidade de compreensão dos riscos que a Terra corre

O Liberal

Um meteorito atingiu o Texas na última semana com um peso avaliado em meia tonelada pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos. O objeto, não identificado até esta semana, caiu nos arredores de McAllen, na parte sul do estado, próximo à fronteira com o México. O meteorito se dividiu em pedaços ao atingir a atmosfera terrestre, mas seu impacto assustou a população local e chamou a atenção nas redes sociais. Vídeos de câmeras de segurança foram compartilhados no Twitter, com destaque para o barulho causado pelo objeto. Não foram registrados feridos.


De acordo com a Nasa, o impacto aconteceu na última quarta (15), e o meteorito viajou a uma velocidade de 27 mil milhas/hora, o que seria igual a aproximadamente 43 mil km/h. O Centro Espacial Johnson estima que o meteorito tinha a energia de oito toneladas de TNT, mas se despedaçou numa altitude de 21 milhas, ou 33 km.

Nasa explica que  meteoritos se esfriam rapidamente

A determinação da natureza do objeto foi feita por meio de análise do ângulo e velocidade com a qual ele atingiu a atmosfera. Meteoritos tendem a entrar na atmosfera terrestre, desacelerar e quebrar em pequenos fragmentos antes de atingir a superfície do planeta.

A Nasa assegura que meteoritos se esfriam rapidamente e geralmente não oferecem risco ao público. O órgão afirma que não mantém uma coleção de meteoritos encontrados nos EUA. Esses objetos são mantidos sob curadoria da Smithsonian Institution e outras instituições científicas do país.

VEJA MAIS

Veja calendário de eclipses, superlua e chuva de meteoros para 2023
Neste ano haverá eclipse do Sol que poderá ser visto no Pará

Homem acha um meteorito de 4,6 bilhões de anos enquanto procurava ouro
Os geólogos concluíram que se trata de um meteorito que pode ter caído entre 100 e 1.000 anos atrás

“Quando exemplares dos restos desse evento são coletados e estudados, eles aceleram nosso entendimento sobre a origem e a evolução do nosso sistema solar e do nosso ambiente natural de detritos espaciais”, explica a Nasa. A agência estima que pequenos asteroides entram na atmosfera acima dos Estados Unidos uma ou duas vezes por ano.


Proteção da terra contra meteoritos 

O meteoro visto nos céus de McAllen é um lembrete da necessidade de a Nasa e outras organizações aumentarem o entendimento e proteção da Terra, para combinar o conhecimento da ciência e da engenharia para avançar a exploração espacial, integrar a pesquisa terrestre e planetária para aumentar nosso entendimento sobre o sistema solar e promover missões espaciais com mitigação de riscos.

Mundo