CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mês de Setembro traz eclipse lunar e passagem do 'cometa do século'; confira os fenômenos do mês

Guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ, listou os fenômenos astronômicos do mês de setembro

Hannah Franco
fonte

Os amantes da astronomia podem se preparar para um verdadeiro espetáculo no céu noturno durante o mês de setembro. Entre os destaques estão um eclipse lunar parcial e a tão aguardada passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS), que já vem sendo chamado de possível "cometa do século" por seu potencial de brilho. O mês também traz diversas conjunções entre planetas e a Lua.

Os fenômenos astronômicos do mês de setembro foram listados pelo guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No dia 17 de setembro, o céu será iluminado por uma Superlua cheia, que ocorre quando a Lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Além disso, o mesmo dia também trará um eclipse lunar parcial, embora este seja de baixa intensidade, com apenas 0,08% da superfície lunar sendo encoberta pela sombra da Terra. O fenômeno será visível em todas as Américas, na transição da noite do dia 17 para o dia 18.

VEJA MAIS

image Impactos de meteoritos sustentam tênue atmosfera lunar, diz estudo
A lua tem sido constantemente bombardeada por meteoritos. No começo de sua história, por grandes meteoritos que deixaram visíveis crateras em sua superfície

[[(standard.Article) Exoplaneta próximo da Terra emana cheiro de ovo podre e pum, revela estudo]]

Outra atração astronômica será a passagem do cometa C/2023 A3, que deve atingir seu ponto mais próximo do Sol em 27 de setembro. Embora o período de melhor observação deva ocorrer em outubro, quando o cometa se aproximará da Terra, ele poderá ser avistado na última semana de setembro, em céus escuros e com o auxílio de binóculos.

Além desses fenômenos, Saturno e Netuno estarão em oposição ao Sol nos dias 7 e 20, respectivamente, proporcionando as melhores condições para observação desses planetas durante toda a noite.

Os entusiastas da fotografia astronômica também poderão captar belas imagens durante as conjunções celestes, quando dois ou mais corpos celestes parecem estar próximos no céu. Alguns desses encontros incluem a Lua e Vênus no dia 5, e a Lua e Júpiter no dia 23, além de outros fenômenos listados pelo Observatório do Valongol.

Confira os principais fenômenos astronômicos do mês de setembro:

🌙 1º de setembro: conjunção entre a Lua e Mercúrio na constelação de Leão, próxima ao horizonte oeste durante o crepúsculo.

🌙 5 de setembro: a Lua, Vênus e a estrela Spica formarão um trio celeste visível na direção oeste, na constelação de Virgem, antes do anoitecer.

🪐 7 de setembro: Saturno estará em oposição ao Sol, brilhando intensamente durante toda a noite na constelação de Aquário.

🌖 17 de setembro: Superlua, um eclipse lunar parcial e a Lua e Saturno em conjunção na constelação de Aquário são os três fenômenos previstos para este dia.

☀️ 20 de setembro: Netuno também estará em oposição ao Sol, sendo um ótimo momento para observá-lo com telescópios em céus escuros na constelação de Áries.

22 de setembro: o equinócio de primavera ocorrerá às 09h43, marcando o início da estação no hemisfério sul.

🌕 23 de setembro: conjunção entre a Lua e Júpiter, visível na constelação de Touro.

🌕 25 de setembro: conjunção entre a Lua e Marte, no começo da madrugada, na constelação de Gêmeos.

☄️ 27 de setembro: o cometa C/2023 A3 (Tsuchinschan-ATLAS) estará mais próximo do Sol e poderá ser visível a olho nu ou com binóculos na constelação de Sextante, direção leste.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO