MENU

BUSCA

Menino de 12 anos sofre parada cardíaca após inalar desodorante

O garoto estava seguindo uma “trend” popular nas redes sociais

Beatriz Rodrigues

Para seguir uma “trend” popular nas redes sociais, um menino de 12 inalou uma lata de desodorante. Após isso, a criança teve uma parada cardíaca e sofreu diversas convulsões. Ele foi encontrado pela mãe no chão da cozinha de sua casa, em Doncaster, na Inglaterra.

Nichola King, mãe do menino, relatou que no momento em que o viu naquele estado iniciou uma massagem cardiorrespiratória no garoto, enquanto seu outro filho chamava uma ambulância às pressas.

“Eu tinha acabado de amamentar meu bebê e estava caindo no sono quando ouvi um estrondo muito alto. Pensei que uma das crianças tinha feito alguma coisa. Comecei a descer as escadas e vi ele caído no chão, com os olhos revirados. Achei que ele tinha caído e batido a cabeça. Não tinha ideia do que tinha acontecido. Ele ficou azul e parou de respirar. Pensei que ele tinha morrido”, relembrou a mulher de 36 anos.

VEJA MAIS

VÍDEO: Quer ser ‘CLT Premium’? Veja benefícios e privilégios de alguns empregos
Entre as vantagens apontadas, há vale-refeição de dois salários mínimos, viagens a trabalho com tudo pago e trabalho em formato híbrido

VÍDEO: Paraense transforma trend do TikTok em competição de açaí com mortadela
Influenciadora Byanka Souza fez uma corrida que o objetivo era tomar a maior quantidade de açaí com farinha, tapioca, mortadela, charque, calabresa e frango

Gêmeo 'parasita'? Médicos encontram feto dentro do cérebro de bebê
O caso clínico da menina é descrito pela medicina como fetus in fetu (FIF) ou gêmeo parasita. No caso da criança, o feto tinha cerca de 18 centímetros e já havia desenvolvido braços, cabelos e olhos

Segundo Nichola, o menino foi imediatamente levado para o hospital Doncaster Royal Infirmary, onde sofreu novas convulsões e paradas cardíacas antes de ser colocado em coma induzido. Ainda de acordo com ela, ele se recuperou e recebeu alta em oito dias. Ao voltar para casa, o garoto já conseguia falar e se movimentar sozinho sem muitas dificuldades.

"Não sabemos sobre danos a longo prazo, mas sua memória de curto prazo é muito ruim. Ele não conseguia se lembrar do que tinha acontecido. Se eu não tivesse ouvido nada naquela noite, teria descido e encontrado um cadáver na manhã seguinte", relatou Nichola.

Os policiais informaram à Nichola que encontraram diversas latas de desodorante no local onde o menino foi encontrado, assim como outros produtos químicos. Esses objetos são utilizados como forma de "ganhar barato" em uma "trend", que se popularizou em países como Inglaterra e Estados Unidos, chamada de cromagem.

Segundo a National Retail Association (Associação Nacional de Varejo) da Austrália, mesmo que o termo tenha se expandido, originalmente ele se referia a prática de cheirar tinta à base de cromo para ter a sensação de ficar "chapado". O contato em excesso pode provocar diversos efeitos negativos para o corpo, podendo levar à perda de consciência, tontura, náusea, desorientação e até mesmo asfixia.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)

Mundo