MENU

BUSCA

Mais de 100 pessoas morrem na Índia e dezenas ficam soterradas após deslizamentos de terra

A tragédia aconteceu no sul do país, em Kerala, região montanhosa que faz parte dos Ghats Ocidentais

Lívia Ximenes

Na Índia, 107 pessoas morreram e dezenas estão soterradas após chuvas fortes provocarem deslizamentos de terra. A tragédia aconteceu no sul do país, em Kerala. O local é um distrito montanhoso, parte dos Ghats Ocidentais.

VEJA MAIS

Délhi tem protestos após estudantes morrerem afogados em porão alagado de prédio
Autoridades em Délhi fecharam cerca de uma dúzia de centros de treinamento por realizarem aulas ilegalmente em seus porões

Em caso raro, bebê nasce com quatro pernas, quatro braços e duas cabeças
Criança nasceu na Índia e vive em uma área rural onde exames pré-natais raramente são realizados

Autoridades de saúde da Índia entram em alerta após morte por vírus Nipah
Familiares da vítima estão sendo monitorados. Nipah foi ligada à morte de dezenas de pessoas em Kerala desde sua primeira aparição, em 2018

Segundo autoridades indianas, os deslizamentos destruíram casas e uma ponte em Wayanad. Moradores continuam presos na lama e sob escombros, enquanto equipes de resgate tentam retirá-los. Estradas estão bloqueadas e terrenos, instáveis, o que prejudica a operação.

O governo da Índia mobilizou helicópteros para colaborarem nos esforços de resgate. “Estamos tentando de todas as maneiras resgatar nosso povo”, afirmou Veena George, ministra da Saúde. O Exército foi convocado para a construção de uma ponte temporária.

“Angustiado com os deslizamentos de terra em partes de Wayanad. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus amados e minhas orações estão com os feridos”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Ele também anunciou indenização de US$ 2.388 (R$ 13.436) para os familiares de vítimas.


Kerala foi colocado em alerta pelo departamento meteorológico da Índia e escolas em partes do país foram fechadas por autoridades. Há previsão de chuvas para o restante do dia. “Os padrões das monções estão cada vez mais erráticos e a quantidade de chuva que recebemos num curto espaço de tempo aumentou. Como resultado, vemos casos frequentes de deslizamentos de terra e inundações ao longo dos Ghats Ocidentais”, declarou o cientista climático Roxy Mathew Koll, do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Mundo