MENU

BUSCA

Macacos roubam pertences de turistas e usam como moeda de troca por comida

O comportamento dos animais na região é comum dede 2021 e cientistas explicam se tratar de uma condição adquirida ainda na fase infantil deles

Carolina Mota

No Templo de Uluwatu, em Bali, na Indonésia, os macacos que vivem na região são conhecidos por “roubar” pertences de turistas que visitam o local para negociar a devolução em troca de comida. Em imagens virais na internet, um macaco aparece segurando um smartphone enquanto uma mulher procura algo de interesse dele para que a troca seja realizada, comportamento comum observado desde 2021 por quem passa pela área.

VEJA MAIS

Macacos machos fazem mais sexo entre si do que com fêmeas, aponta pesquisa
O estudo revelou que o comportamento homossexual pode ser uma característica comum entre os primatas e não afeta a capacidade reprodutiva dos indivíduos.

Macaco viraliza ao aparecer 'lavando louça' e 'afiando' faca
O comportamento do primata é semelhante ao macaco Chico

Estudo busca explicar o comportamento dos animais

Uma pesquisa feita pela Universidade de Lethbridge, no Canadá, e pela Universidade Udayana, na Indonésia, mostra que os macacos buscam pegar objetos valiosos para humanos com o objetivo de obter comida. O comportamento foi notado por cientistas entre 2015 e 2016, quando eles foram filmados por 273 dias.

No estudo, as negociações costumavam durar alguns minutos e envolviam sempre o macaco, o turista roubado, e um membro da equipe do templo Uluwatu. A pesquisa revelou também que o comportamento é aprendido pelos macacos até eles completarem cerca de quatro anos de idade.

*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com

Mundo