MENU

BUSCA

Lula declara e justifica apoio à Kamala Harris: 'Melhor para democracia'

Presidente do Brasil afirmou que a candidata democrata é a melhor opção

Juliana Maia

O presidente Lula declarou apoio à Kamala Harris nas eleições dos EUA, nesta sexta-feira (1º). Na fala, o chefe de Estado brasileiro enfatizou que uma vitória da candidata, que enfrenta Donald Trump, representa um caminho mais "seguro para fortalecer a democracia". As eleições norte-americanas estão marcadas para a próxima terça-feira (5). 

VEJA MAIS

Democratas x Republicanos: como os partidos são formados nos EUA e qual a diferença entre eles
Veja as principais características dos dois protagonistas da eleição no país norte americano

Kamala aposta em ataques finais contra Trump a uma semana das eleições
Segundo uma pesquisa da CNN realizada na segunda-feira, apenas 30% dos americanos acreditam que Trump admitiria sua derrota nesta eleição

Urnas eleitorais e votos são incendiados às vésperas das eleições presidenciais dos EUA
Ataques foram registrados nos estados de Washington e Oregon nos EUA; FBI investiga possível conexão entre os incêndios

"Com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia. Nós vimos o que foi o presidente Trump, aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável acontecer nos EUA, porque se apresentavam ao mundo como modelo de democracia. E esse modelo ruiu", falou.

A declaração do petista foi dada durante entrevista ao canal francês TF1. Inicialmente, Lula deixou claro que evita dar palpites sobre as eleições em outros países, mas, por ser um "amante da democracia", faz questão de declarar apoio à candidata Kamala.

"Temos as mentiras destiladas todo santo dia. Não apenas nos Estados Unidos, mas na Europa, na América Latina, em vários países no mundo. É o nazismo e o fascismo voltando a funcionar com outra cara. Acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países. Eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições."

Mundo