MENU

BUSCA

Javier Milei assume a Presidência da Argentina neste domingo (10) prometendo choque econômico

Milei prestará juramento perante o Parlamento, conforme a tradição, mas optará por um discurso direcionado aos cidadãos

O Liberal

Javier Milei, economista libertário e ultraliberal de 53 anos, assume a Presidência da Argentina neste domingo (10) determinado a aplicar um tratamento de choque para resgatar o país de sua crise econômica, contando com a necessidade de apoio da oposição.


Desvinculado da política tradicional, a qual desdenha como "a casta", Milei prestará juramento perante o Parlamento, conforme a tradição, mas optará por um discurso direcionado aos cidadãos. Ele convocou a população a se reunir com bandeiras na praça em frente ao Congresso para ouvir suas palavras.

VEJA MAIS

Admirador faz tatuagem com rosto do presidente eleito da Argentina Javier Milei
Posse ocorre neste domingo (10), em Buenos Aires

Argentinos vivem a expectativa do país sob o novo governo de Javier Milei
No domingo (10), o presidente eleito Javier Milei assume oficialmente o seu cargo de líder executivo da Argentina

A posse coincide com a celebração dos 40 anos do término da última ditadura militar, iniciada em 1976 e finalizada com a posse do presidente Raúl Alfonsín, em 10 de dezembro de 1983.

Vários líderes marcam presença em cerimônia

Diversos líderes latino-americanos, como o chileno Gabriel Boric e o paraguaio Santiago Peña, além de europeus como o ucraniano Volodimir Zelensky, o húngaro Viktor Orban e o rei da Espanha, Felipe VI, marcaM presença na cerimônia.

"Esperamos que ele tenha sucesso, que esteja bem, que permitam que ele faça o que precisa ser feito. Isso é o mais importante. Ele herda um país em situação precária, na última colocação", afirmou Raúl Serenga, um aposentado de 72 anos, à AFP.

Mundo