MENU

BUSCA

Israel usa nova camuflagem que torna soldado 'invisíveis'

Tecnologia engana tanto o olho humano quanto detectores térmicos

O Liberal

Um fabricante de produtos de sobrevivência e militares revelou uma rede de camuflagem redesenhada que afirma tornar os soldados virtualmente “indetectáveis”. As informações foram divulgadas pelo Daily Mail.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Defesa de Israel (MoD), a lâmina do Kit 300 é feita de material de ocultação visual térmica (TVC) que combina microfibras, metais e polímeros para tornar os soldados mais difíceis de ver com o olho humano e câmeras térmicas.

O tecido pesa apenas meio quilo, permitindo aos soldados enrolá-lo e carregá-lo facilmente ao caminhar por zonas de guerra.

Os soldados enrolam-se quando em movimento e juntam os lençóis para construir uma barreira que se assemelha a pedra quando eles estabelecem uma posição.

“Alguém olhando para eles com binóculos de longe não verá os soldados”, disse Gal Harari, chefe do setor de detectores e tecnologia de imagem da unidade de pesquisa e desenvolvimento do MoD, em um comunicado.

Substitui camuflagem tradicional

O Kit 300 tem como objetivo reinventar o equipamento de camuflagem tradicional que permaneceu quase inalterado.

“As redes de camuflagem não mudaram muito nos últimos 50 anos”, disse Yonatan Pinkas, diretor de marketing da Polaris Solutions, ao The Media Line. “Queríamos trazer um novo tipo de material', acrescentou. 'Então o TVC nasceu.”

O Kit 300 tem dois lados, cada um com sua própria colorização para se misturar ao campo de batalha.

Um lado deve ser usado quando em vegetação densa e o outro é projetado para áreas mais desérticas.

No entanto, a empresa personalizará padrões e cores de acordo com a necessidade.

Resistência

O Kit 300 também é à prova d'água e pode fornecer abrigo aos militares, transformando-se em uma pequena tenda.

Embora o material seja leve, é resistente o suficiente para se moldar em formas tridimensionais e pode ser usado como uma maca para transportar soldados feridos.

Pinkas disse ao The Media Line Kit 300 que é capaz de transportar mais de 200 quilos, pode ser usado como uma tala e um cobertor de hipotermia.

O produto já está sendo usado em campo.

Mundo