CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Irã liberta vencedora do Nobel da Paz Narges Mohammadi por razões médicas

Condenada após sua luta contra o uso obrigatório do véu para as mulheres e contra a pena de morte, Narges estava presa desde novembro de 2021

Agence France-Presse (AFP)
fonte

A iraniana Narges Mohammadi, vencedora do Nobel da Paz, presa desde novembro de 2021, foi libertada nesta quarta-feira (4) pelo período de três semanas por motivos médicos, anunciou seu advogado na rede social X. "Com base no conselho do médico que a examinou, o Ministério Público de Teerã suspendeu a execução da sentença de Narges Mohammadi durante três semanas e ela foi libertada da prisão", afirmou Mostafa Nili.

Mohammadi, de 52 anos, foi condenada e detida em várias ocasiões durante os últimos 25 anos por sua luta contra o uso obrigatório do véu para as mulheres e contra a pena de morte. Ela passou a maior parte da última década na prisão.

VEJA MAIS

image Vencedora do Nobel da Paz, ativista iraniana fica ferida durante confronto em prisão, diz família
Familiares de Narges Mohamadi acusam guardas penitenciários do Irã de espancarem detentas; administração penitenciária nega

"O motivo de sua libertação é seu estado físico após a remoção de um tumor e um enxerto ósseo realizados há 21 dias", explicou o advogado. "O tumor removido era benigno, mas ela deve passar por exames a cada três meses", disse.

Em junho, a ativista iraniana foi condenada a mais um ano de prisão por "propaganda contra o Estado". Ela se recusou a comparecer à audiência de seu julgamento depois de solicitar, sem sucesso, que o processo fosse aberto ao público.

Em março, a ativista divulgou uma mensagem de áudio da prisão na qual denunciava uma "guerra em larga escala contra as mulheres" na República Islâmica. Desde a Revolução Islâmica de 1979, as mulheres no Irã são obrigadas a seguir um severo código de vestimenta que, entre outras coisas, exige que cubram os cabelos em locais públicos.

Narges Mohammadi recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2023, principalmente por sua luta contra a pena de morte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO