Indonésia localiza objeto que seria de submarino

Ainda não se sabe se o objeto pertence à embarcação que desapareceu com 53 tripulantes

Agencia Estado

Aviões de resgate e navios que vasculham o mar ao norte da ilha de Bali encontraram na última quinta-feira (22) um objeto flutuante com "alta força magnética". Segundo Yudo Margono, chefe do Estado-Maior da Marinha, ainda não se sabe se o objeto pertence à embarcação, que desapareceu com 53 tripulantes.

O resgate atingiu ontem uma fase crucial em razão do fornecimento limitado de oxigênio a bordo, que segundo autoridades locais deve durar apenas até hoje. Uma busca aérea também detectou um vazamento de óleo próximo ao local onde o submarino submergiu, algo que, segundo a Marinha da Indonésia, pode indicar danos à embarcação ou ser um sinal da tripulação.

O submarino movido a diesel pode suportar uma profundidade de até 500 metros, além disso pode ser fatal, segundo explicou um porta-voz da Marinha. O Mar de Bali, onde o contato com o KRI Nanggala-402 foi perdido, na quarta-feira, pode atingir profundidades de mais de 1.500 metros. O submarino participaria de manobras que incluíam lançamento de torpedos.

A embarcação de 1.395 toneladas foi construída na Alemanha, em 1977, e juntou-se à frota indonésia em 1981, de acordo com o Ministério da Defesa. O submergível passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.

A Marinha acredita que pode ter ocorrido um apagão durante o mergulho estático, causando uma perda de controle e impedindo a realização de procedimentos de emergência. "A principal prioridade é a segurança dos 53 tripulantes", afirmou o presidente indonésio, Joko Widodo, na noite de quinta-feira, pedindo um esforço total para encontrar a embarcação.

"As reservas de oxigênio do submarino durante uma queda de energia são de 72 horas", informou o comandante Margono. "Assim, estas reservas poderão se esgotar no sábado (hoje). Espero que os encontremos antes."

Um especialista indonésio disse que a tripulação ainda pode ser encontrada com vida. "Mas, se o submarino estiver em um vale marítimo de 700 metros, será difícil que tenham sobrevivido, pois a pressão subaquática causa rachaduras e rupturas no casco de aço", afirmou Connie Rahakundini Bakrie.

Vários países responderam imediatamente aos pedidos de assistência da Indonésia, como Austrália, Malásia, Índia, Cingapura e EUA, enviando navios ou aeronaves especializadas. "O Pentágono está enviando recursos aerotransportados" para ajudar nas buscas", disse o porta-voz, John Kirby. (Com agências intrnacioanis)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO