MENU

BUSCA

Hunter Biden tenta arquivar processos criminais usando decisão do caso Trump

Ele busca anulação de sua condenação por porte ilegal de arma e sonegação de impostos

Andrew Goudsward / REUTERS

Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, buscou nesta quinta-feira a anulação de sua condenação criminal no caso de porte de arma e a rejeição de outro processo em que é acusado por sonegação de impostos, usando o argumento de que o procurador especial que o acusa foi escolhido ilegalmente.

VEJA MAIS

Pelosi acha que Biden pode ser convencido em breve deixar disputa, segundo Washington Post
Três autoridades democratas estariam familiarizadas com suas discussões privadas

Biden enfrenta pressão para desistir de reeleição; Trump aceitará indicação
Líderes expressaram profunda preocupação de que Biden não apenas perderia a Casa Branca, mas também custaria ao partido qualquer chance de reconquistar a Câmara dos Deputados

Os advogados de Hunter citaram a decisão de uma juíza federal na segunda-feira, rejeitando o processo criminal que acusava o ex-presidente Donald Trump de manter ilegalmente documentos confidenciais após deixar o cargo.

A juíza Aileen Cannon, da Flórida, concluiu que a nomeação do procurador especial daquele caso, Jack Smith, violava a Constituição dos EUA, porque o Congresso não lhe dera autoridade para trabalhar no caso. O gabinete de Smith está apelando da decisão.

"O procurador-geral confiou exatamente na mesma autoridade para nomear o procurador especial dos casos de Trump e Biden, e ambas as nomeações são inválidas pelo mesmo motivo", argumentaram os advogados de Hunter Biden no processo judicial.

Outro procurador especial, David Weiss, obteve no mês passado a condenação de Hunter Biden em uma corte federal de Delaware, por acusações de que ele mentiu sobre o uso de drogas ilegais com o intuito de comprar uma arma.

Weiss também lidera uma ação de evasão de impostos contra ele e que deve ir a julgamento em setembro. Hunter se diz inocente.

Um porta-voz de Weiss não estava imediatamente disponível para responder a um pedido para que comentasse o tema.

Mundo