MENU

BUSCA

Helicóptero com turistas cai perto do Monte Everest, no Nepal; seis pessoas morreram

Cinco vítimas eram mexicanos membros da mesma família. Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (11)

Hannah Franco

Seis pessoas morreram em um trágico acidente de helicóptero ocorrido nesta terça-feira (11), de acordo com as autoridades do Nepal. O acidente aconteceu próximo ao Monte Everest e envolveu cinco turistas mexicanos e um piloto nepalês, conhecido como capitão Chet B. Gurung. As causas ainda serão investigadas.

O helicóptero pertencia à Manang Air e decolou próximo a Lukla, uma importante base para expedições ao Monte Everest. O destino da aeronave era a capital, Katmandu. A Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN) disse ter perdido a comunicação com o piloto cerca de oito minutos depois da decolagem.

Conforme relatado pelo "Himalayan Times", os cinco passageiros eram membros da mesma família. Entre as vítimas estão dois homens: Fernando Sifuentes, de 95 anos, e Ismail Sifuentes, 98. E três mulheres: Abril Sifuentes, de 72 anos; Olacio Luz Gongalez, 65, e Maria Jese Sifuentes, 52. 

Os destroços do avião foram encontrados em Lamjura Passe, em Solukhumbu. Segundo as autoridades responsáveis, todos os corpos foram recuperados.

O gabinete do primeiro-ministro, Pushpa Kamal Dahal, comunicou no Twitter seu "profundo pesar" em relação ao acidente, enquanto a embaixada do México na Índia informou que está mantendo comunicação constante e colaborando com as autoridades nepalesas em relação a "esse trágico acidente".

VEJA MAIS

Alpinista dos EUA morre na descida do pico do Monte Everest
Christopher John Kulish morre subitamente no Colo Sul depois de descer do cume

Alpinista nepalês quebra o próprio recorde e chega ao topo do Monte Everest pela 26ª vez
Kami Rita Sherpa, de 52 anos, trabalha como guia e subiu por uma escalada usada pelo neozelandês Edmund Hillary

Homem faz live durante acidente aéreo no Nepal; 72 pessoas estavam a bordo
A aeronave com 72 pessoas a bordo caiu perto de um aeroporto neste domingo (15), no Nepal

Dificuldades na aviação

Por conta do limitado acesso rodoviário, a indústria de helicópteros vem ganhando força no Nepal. No entanto, problemas de segurança aérea ainda são facilmente reconhecidos no país.

O clima da região é um dos desafios para os pilotos que se arriscam ao sobrevoar no país. Acidentes aéreos são recorrentes e o setor e aviação é precário.

O maior acidente aéreo da história do Nepal aconteceu em 1992 e deixou 167 pessoas mortas, quando o avião se aproximava do aeroporto de Katmandu. Por conta disso, a União Europeia chegou a proibir que companhias nepalesas entrassem em seu espaço aéreo por questões de segurança.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Mundo