MENU

BUSCA

Hamas confirma libertação de mais reféns e abre caminho para manter cessar-fogo

Conflito já dura cerca de 15 meses

AE

O Hamas confirmou nesta quinta-feira (13) que irá libertar mais três reféns israelenses no sábado, como planejado, abrindo caminho para resolver a disputa que ameaçava o cessar-fogo na Faixa de Gaza. Isso deve permitir que o acordo de paz se mantenha, por enquanto. Não houve comentários de autoridades de Israel sobre o anúncio do grupo.

Anteriormente, o Hamas ameaçou atrasar as novas solturas, acusando Israel de não cumprir as obrigações do acordo e violar os termos da trégua. Com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os israelenses prometeram realizar uma ofensiva, caso os reféns não fossem liberados.

VEJA MAIS

Trump adverte que provocará 'inferno' se Hamas não libertar reféns
O líder norte-americano aconselhou Israel a "cancelar" o acordo de cessar-fogo com o grupo islamista palestino se esse prazo não for cumprido

Netanyahu diz que 'fará o trabalho' para aplicar a proposta de Trump para Gaza
Líder israelense disse que a proposta de Trump era uma mudança em relação ao "mesmo de sempre"

De acordo com a Qahera TV, mídia estatal egípcia, o Egito e o Catar foram responsáveis por obter sucesso na resolução da disputa. Os dois países árabes atuaram como mediadores-chave com o Hamas e ajudaram a intermediar o cessar-fogo, que entrou em vigor em janeiro, 15 meses após o início da guerra. Fonte: Associated Press.

Mundo