Governo recorrerá à Justiça se Google insistir em mudar nome do Golfo do México

“Vamos esperar a resposta do Google e, se não, agiremos já nos tribunais”, disse Sheinbaum

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O México vai recorrer aos “tribunais” contra o Google se a empresa insistir em mudar em seus mapas o nome do Golfo do México para além da plataforma continental dos Estados Unidos, anunciou a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, nesta segunda-feira (17). 

A dirigente reforçou a ameaça de acionar judicialmente o Google, após divulgar uma segunda carta de seu governo para a empresa, na qual assinala que um decreto do presidente americano, Donald Trump, só renomeia como Golfo da América a plataforma continental americana, e não as do México e de Cuba.

“Vamos esperar a resposta do Google e, se não, agiremos já nos tribunais”, disse Sheinbaum em sua coletiva de imprensa habitual, na qual leu a carta do governo, datada de 11 de fevereiro.

Nesta carta, o chanceler mexicano, Juan Ramón de la Fuente, alerta que “em nenhuma circunstância o México aceita que se renomeie qualquer área geográfica que inclua parte de seu território nacional e que esteja sob sua jurisdição”.

VEJA MAIS

image Nos EUA, Google Maps mudará nome do Golfo do México para Golfo da América
Segundo o Google, as alterações estão alinhadas com sua política de seguir as designações geográficas oficiais do governo dos Estados Unidos

image Tarifas dos EUA sobre México provocam crise inédita entre dois aliados importantes
Presidente acusou o governo mexicano de ter uma “aliança” com os cartéis de drogas

O Google disse que os usuários de seu aplicativo Maps nos Estados Unidos verão o nome "Golfo da América", enquanto no México aparecerá "Golfo do México". Usuários do resto do mundo verão os dois nomes.

A Apple também renomeou o Golfo do México como "Golfo da América" para os usuários americanos de seu aplicativo de mapas, a fim de cumprir com a determinação de Trump.

No fim de janeiro, a presidente mexicana respondeu com ironia a Trump, sugerindo chamar os Estados Unidos de "América Mexicana", com base em mapas do século XVII, quando grande parte do atual território do oeste americano pertencia ao México.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO