MENU

BUSCA

Governo da Espanha declara estado de emergência após apagão nacional

Queda de energia deixou regiões inteiras da Espanha e Portugal sem luz; Governo central assume controle em algumas comunidades

Hannah Franco | Especial em O Liberal

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28) após um apagão de grandes proporções deixar a maior parte da Península Ibérica às escuras. O colapso no fornecimento de energia elétrica afetou severamente o território espanhol e áreas de Portugal, paralisando sistemas de transporte público, hospitais e serviços essenciais.

A falha generalizada no sistema elétrico começou por volta das 12h (7h, horário de Brasília), e por volta das 23h (18h, em Brasília) metade do território espanhol ainda permanecia sem fornecimento de energia. A situação deverá ser normalizada ao longo desta terça-feira (29), conforme previsão das autoridades.

VEJA MAIS

Zelensky oferece ajuda da Ucrânia à Espanha por conta de apagão elétrico em países da Europa

Premiê Sánchez anuncia restabelecimento parcial da eletricidade após apagão na Espanha

A medida de emergência foi oficializada pelo ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, e permite ao governo central espanhol assumir temporariamente a gestão da ordem pública e de serviços essenciais em regiões afetadas. Até o momento, Madri, Andaluzia, Extremadura e Múrcia solicitaram a intervenção do Executivo. Outras comunidades podem fazer o mesmo nas próximas horas.

A operadora nacional Red Eléctrica ativou planos emergenciais e iniciou uma investigação técnica para apurar as causas da interrupção. De acordo com o diretor da empresa, a origem do apagão está relacionada à perda de conexão com o sistema elétrico europeu por meio da França, o que causou um desequilíbrio e levou ao colapso parcial da malha energética espanhola.

O presidente Pedro Sánchez afirmou em pronunciamento que 50% do sistema já havia sido restabelecido até o início da noite desta segunda, e garantiu que o governo está empenhado na retomada completa do fornecimento até terça. Em cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz, o fornecimento ainda era instável durante a noite.

Mundo