Geleira de Mont Blanc corre risco de colapso; premiê pede ação contra aquecimento global
Autoridades determinaram o fechamento de estradas e retirada moradores de aldeias dos Alpes
Parte de uma geleira de Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa, corre risco de desmoronamento, o que levou primeiro-ministro italiano a fazer um apelo por ações para combater o aquecimento global, e autoridades determinaram o fechamento de estradas e retirada moradores de aldeias dos Alpes.
Um trecho que se estima ter quase 250 mil metros cúbicos de gelo pode desabar pela montanha, alertou o prefeito da cidade vizinha de Courmayeur, Stefano Miserocchi, em um comunicado na terça-feira.
Miserocchi ordenou a interdição de duas estradas e a retirada de cabanas na montanha de 4.800 metros de altura depois que especialistas disseram que a geleira Planpincieux está deslizando em velocidade crescente e ameaçando partes do vale de Ferret.
Entre o final de agosto e o início de setembro, a parte inferior da geleira estava deslizando a uma velocidade de 50-60 centímetros por dia.
"Estes fenômenos mostram mais uma vez como a montanha está passando por um período de grandes mudanças devido a fatores climáticos, por isso está especialmente vulnerável", disse Miserocchi.
O premiê italiano, Giuseppe Conte, que discursou nesta quarta-feira na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que "a notícia de que uma geleira de Mont Blanc corre risco de desmoronamento é um alerta que não pode nos deixar indiferentes, ele deve nos abalar e temos que nos mobilizar".
Em toda a região dos Alpes, existe a preocupação de que as temperaturas mais elevadas estejam aumentando o risco de derretimento do subsolo congelado e de desaparecimento das geleiras.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA