Ganhador do Nobel da Paz, diplomata norte-americano Henry Kissinger morre aos 100 anos
Kissinger participou de vários eventos globais importantes durante a Guerra Fria
A Kissinger Associates Inc anunciou, nesta quinta-feira (30), a morte do diplomata norte-americano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Henry Kissinger, ocorrida na quarta-feira (29), na casa em que ele morava, em Connectitcut. O diplomada de 100 anos nasceu em Furth, na Alemanha, em 27 de maio de 1923, e se mudou com sua família para os Estados Unidos em 1938, antes da campanha nazista para exterminar os judeus europeus.
VEJA MAIS
Ele era reconhecida por sua forte atuação como Secretário de Estado e Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, na década de 1970, e por sua participação em vários eventos globais importantes, durante a Guerra Fria.
Durante sua trajetória, Henry Kissinger esteve à frente de conversas com a União Soviética para controlar a corrida nuclear na Guerra Fria; foi responsável por aproximar os Estados Unidos da China; e participou de negociações de paz para a Guerra do Vietnã, mas também causou polêmica ao apoiar ditaduras anticomunistas na América Latina.
Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1973, junto com o vietnamita Le Duc Tho, após negociação conjunta por um cessar-fogo no Vietnã, que resultou na retirada das tropas americanas do país naquele ano.
Uma cerimônia pública de memorial deve ser realizada em Nova York em homenagem a Kissinger, mas a previsão é que o funeral seja reservado apenas para a família. A causa da morte ainda não foi divulgada.