Formigas loucas podem cegar animais domésticos

Inseto, que forma super colônias e libera um ácido, tem se espalhado pelo mundo

Redação Integrada com informações do Exame
fonte

As formigas amarelas loucas, que tem o nome científico de Anoplolepis gracilipes, são originárias da África, mas estão se espalhando pelo mundo e agora preocupam o Estado de Queensland, na Austrália. Elas já se reproduziram por uma área de mais de 2.500 quilômetros quadrados. Elas são invasivas e soltam um ácido que pode cegar pássaros e bichos de estimação, além de prejudicar a visão de seres humanos e irritar a pele.

Esses insetos ganharam a alcunha de loucos devido ao movimento frenético que fazem com suas longas pernas e antenas quando são perturbadas.

Um dos motivos do sucesso dessa espécie é que elas criam supercolônias, se alimentando de insetos e lagartos, mas também prejudicando o ecossistema onde se instalam. Na Austrália, elas estão ocupando áreas consideradas patrimônios naturais da humanidade, ameaçando espécies em extinção.

O inseto se originou na África, mas tem se espalhado pelo sudeste da Ásia e chegou à Austrália em 2001. Elas agora habitam áreas naturais e urbanas, visitando, claro, latas de lixo, o que permite que sejam transportadas de um lugar para outro rapidamente, facilitando a proliferação.

O problema chegou a tamanha gravidade neste ano, que o Conselho de Espécies Invasivas da Austrália estuda medidas para erradicar o inseto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO